PSC abre as convenções em Rondônia, vice do pré-candidato Marcos Rocha pode ser do MDB ou PTB, queimadas criminosas poluem os céus de Porto Velho

PSC abre as convenções em Rondônia, vice do pré-candidato Marcos Rocha pode ser do MDB ou PTB, queimadas criminosas poluem os céus de Porto Velho

A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO - Convenções – Esta semana teremos a abertura do período para a realização das convenções partidárias, quando serão escolhidos os nomes, que estarão na disputa das eleições gerais de outubro próximo. Além de presidente da República, o eleitor elegerá um dos três senadores de cada Estado e do Distrito Federal; os deputados federais e os deputados estaduais e os governadores. O período de convenções será aberto na quarta-feira (20) e encerrado no dia 5 de agosto. Até o final de semana estão programadas três convenções. O PSC em Ouro Preto do Oeste, no Hotel Graúna, na quarta-feira (20) a partir das 9h; O PP na sua sede em Porto Velho, no dia 21, com abertura às 9h, e no sábado (23), o PTB na Câmara Municipal de Porto velho, às 14h.

MDB – Um dos argumentos do presidente regional do MDB, o deputado federal Lúcio Mosquini, para uma provável parceria com o União Brasil, presidido em Rondônia pelo governador Marcos Rocha, pré-candidato à reeleição é que o senador Confúcio Moura, que seria o nome do partido para a sucessão estadual, já ter adiantado publicamente, que não pretende concorrer nas eleições deste ano, além de a exiguidade de tempo, para organizar uma campanha política a governador, afastando qualquer possibilidade de o MDB fomentar uma candidatura própria ao governo do Estado. E de fato o MDB, após as convenções para as eleições de 2018, quando até polícia foi chamada para atender ocorrência na sede do partido em Porto Velho, não conseguiu se firmar politicamente no Estado, onde o destaque maior é o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Jean Oliveira, reeleito em 2018, com quase 19 mil votos, hoje o único representante do partido no legislativo estadual, além de Confúcio no Senado e Mosquini na Câmara Federal. É pouco para um partido como o MDB.

MDB/PTB – Uma das convenções (5 de agosto na Talismã em Porto Velho a partir das 9h) mais esperadas em Rondônia é a do União Brasil, que tem o governador Marcos Rocha na presidência regional. Rocha é pré-candidato à reeleição e não definiu quem será seu companheiro de chapa, no cargo de vice. Na última semana surgiram informações, que o União Brasil terá o MDB, presidido pelo deputado federal Lúcio Mosquini como parceiro e trazendo com ele, o ex (governador e senador) Valdir Raupp, liderança expressiva do partido, hoje afastado das ações mais efetivas da agremiação, conforme já citamos em tópico acima. Também é possível, que o vice de Rocha seja do MDB. Comenta-se também da possibilidade de o PTB, do ex-deputado federal Nilton Capixaba, que está inelegível, indicar o companheiro de chapa de Rocha, que seria o ex-presidente da Ale-RO, Maurão de Carvalho, que assinou ficha de filiação ao partido recentemente.

Fumaça – As queimadas nas áreas urbana e rural de Porto Velho estão muito acima do tolerável. A prefeitura tem promovido campanhas educativas nos órgãos de comunicação e, mesmo assim a fumaça toma conta dos céus da capital. É necessário, que a prefeitura seja mais rigorosa no controle e combate as queimadas criminosas. A Prefeitura de Ji-Paraná disponibilizou um aplicativo, que qualquer cidadão com um celular em mãos pode denunciar, anonimamente, as propriedades, seja na nas áreas rural ou urbana, onde os donos são irresponsáveis e promovem queimadas de forma aleatória e perigosa, além de provocar doenças respiratórias na população, e de prejudicar a flora e a fauna.

Candidaturas – Os dirigentes partidários, assim como os candidatos aos diversos cargos nas eleições gerais de outubro próximo devem observar as datas para regularização da documentação. As convenções terão início na quarta-feira (20) e encerradas no dia 5 de agosto. A documentação para a Justiça Eleitoral confirmar os registros das candidaturas deve ser entregue até o dia 15 de agosto. A propaganda eleitoral como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na internet (não paga) estarão liberadas a partir do dia 16 de agosto. A Justiça Eleitoral tem até o dia 17 de setembro para julgar a legalidade de os registros das candidaturas.

Respigo

A convenção do PRB (Republicanos será realizada na Talismã 21, na avenida Mamoré em Porto Velho, a partir das 14h do domingo (24). O PRB é comandado em Rondônia pelo presidente da Ale-RO, deputado Alex Redano, pré-candidato à reeleição e o partido está fechado com o União Brasil, que tem convenção marcada para 5 de agosto +++ Muitas reclamações dos consumidores contra os supermercados. Alegam que todas as vezes que as mercadorias de maior rotatividade (óleo, arroz, feijão, leite, café, açúcar, etc.) são repostas, os preços são alterados com valores maiores +++ Até parece que estamos no período de José Sarney presidente, quando as maquininhas de preço eram utilizadas diuturnamente nos supermercados. E o Procon de Rondônia existe somente no papel e para garantir empregos a muitos, mas de atuação zero, à esquerda, a favor da comunidade +++ Teve início na sexta-feira (15) o recesso escolar na área pública do município e Ji-Paraná. Alunos e professores retornarão às salas de aula a partir do próximo dia 29.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem