Doação de sangue pode ser realizada às quartas-feiras no período vespertino, em Cacoal


Às quartas-feiras, o atendimento ao público começará às 7h e seguirá até às 11h e, após uma pausa para o almoço, o atendimento retornará das 13h às 17h

Porto Velho, RO
- Visando ampliar a coleta de sangue em Cacoal, a unidade local da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Fhemeron) agora possibilita a doação também no período vespertino, entre às 13h e 17h, todas as quartas-feiras. A decisão tem como objetivo possibilitar a doação de sangue para quem não pode comparecer ao Hemocentro pela manhã.

“O horário estendido visa suprir a necessidade do banco de sangue, dos doadores fidelizados e de novos doadores, que trabalham e muitas vezes não podem doar pela manhã. Às quartas-feiras, o atendimento ao público começará às 7h e seguirá até às 11h e, após uma pausa para o almoço, o atendimento retornará às 13h”, explica Tainá Gisele Hidalgo, enfermeira do Hemocentro de Cacoal.

Nos demais dias da semana, a unidade da Fhemeron em Cacoal permanece aberta das 7h às 13h. É importante ressaltar que a orientação para os doadores é que cheguem ao Hemocentro pelo menos uma hora antes do final do expediente, para que se cumpram todos os processos e protocolos de doação sejam cumprindo, garantindo a segurança do doador e do receptor.

Com a pandemia do novo coronavírus, as doações de sangue reduziram significativamente em todo o Estado, mas, segundo o diretor do Hemocentro de Cacoal, Fernando Nogueira, após a completa recuperação da doença, as pessoas que tiveram covid-19 estão novamente aptas a doar sangue.

Recentemente, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram os critérios para a triagem clínica de candidatos à doação de sangue com risco de infecção pelo coronavírus. As atualizações envolvem prazos e critérios de inaptidão a serem aplicados no momento da seleção de candidatos.

De acordo com a Nota Técnica do Ministério da Saúde, candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, devem aguardar por 10 dias para fazer a doação, após estarem completamente recuperados da doença. Cumprido este prazo, os candidatos estão novamente aptos para doar. 

Assim como as pessoas assintomáticas, mas com diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, que também são considerados inaptos por 10 dias. Já aqueles que tiveram contato com uma pessoa que testou positivo para covid-19, devem esperar por sete dias, contados a partir do último dia de contato com a pessoa, para então fazer a doação.

“Ou seja, respeitado os prazos e orientações, todos estão novamente aptos à doação de sangue. Convidamos quem já é doador e sangue e todas as pessoas que tem essa vontade, que procurem o Hemocentro. Lembrando que uma doação pode salvar até quatro vidas”, ressaltou o diretor da unidade da Fhemeron em Cacoal.


Nos demais dias da semana, em Cacoal, o horário para coleta de sangue permanece das 7h às 13h

REQUISITOS PARA DOAR SANGUE
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 18 e 69 anos de idade (caso seja a primeira doação, o limite de idade é de 60 anos);
Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
Ter peso acima de 50 kg;
Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses);
Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS
Estar gripado, resfriado ou com febre; (aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas);
Infecção pelo novo coronavírus, (aguardar 30 dias após a completa recuperação).
Estar grávida ou amamentando;
Estar em tratamento médico;
Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas);
Ter tatuagem feita há menos de um ano;
Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses;
Ter adquirido malária nos últimos 12 meses.
Funcionário da área da saúde que estão à frente da Covid-19 estão inaptos para doação de sangue.

UNIDADES DA FHEMERON
Fhemeron de Porto Velho – Av. Jorge Teixeira, nº 3766, Bairro Industrial – Telefone: (69) 3216-2234
Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal – Av. Malaquita, s/nº – Bairro Josino Brito – Ao lado do Hospital Regional – Telefone: (69) 3441-0823
Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes – Rua: Cassiterita, nº 3613 – Centro – Telefone: (69) 3535-2659
Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná – Rua: Vilagran Cabrita, nº 1440 – Centro – Telefone: (69) 3421-1615
Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim – Av. XV de Novembro, nº 1299 – Centro – Telefone: (69) 3541-6073
Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura – Av. Cuiabá Nº 5424, Bairro Planalto ao lado do Hospital Municipal – Telefone (69) 3442-1328
Hemocentro Regional de Vilhena – Av. Jô Sato, nº 405 – Bairro Nova Vilhena – Telefone: (69) 3322-2400.

Fonte: SECOM
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem