Polícia Civil desencadeia nova fase de operação contra bando dedicado a invasões de áreas ambientais

Polícia Civil desencadeia nova fase de operação contra bando dedicado a invasões de áreas ambientais

 



Porto Velho, RO - A 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco2), deflagrou na manhã da terça-feira (7/12) a 4ª fase da Operação Canaã, “Serra dos Reis”, com o objetivo de desarticular associação criminosa dedicada à invasão de terras públicas estaduais e combate a crimes ambientais de extração ilegal de madeira.

A ação ocorreu de forma integrada com a PMRO, Sedam e Sesdec.

Segundo os delegados Fred Matos, Roberto dos Santos e Rondinelly Moreira, o objetivo principal dos investigados consistia na invasão da reserva estadual Parque Serra dos Reis, área de 36.442,30ha de proteção ambiental integral, localizada nos municípios de São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

De acordo com a Polícia, o grupo criminoso buscava reunir centenas de pessoas sob a promessa de posse perpétua das terras públicas, induzindo-as a praticar a invasão das áreas, ao mesmo tempo em que exigiam contraprestações em pecúnia para garantia da posse.

Na mesma linha da Operação Canaã, voltada à repressão da prática ilegal de invasões de terras em Rondônia, a quarta etapa teve como alvos os líderes da associação criminosa responsáveis pela articulação de todo o contingente de pessoas arregimentado para a pretensa invasão da área pública.

Nos últimos dias o grupo realizou uma tentativa de invasão do parque estadual, mas foi inibido por ação conjunta da Polícia Militar e Sedam. Agora, através do trabalho da Polícia Judiciária, por meio da Draco2, será possível identificar os responsáveis por liderar a invasão tentada.

Os policiais cumpriram 14 medidas cautelares, sendo 5 mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão, todos na cidade de São Francisco do Guaporé.

Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Samir Abboud, a instituição está atenta e atuante no combate aos crimes ambientais e violentos no campo, com uma postura proativa.

Fonte: Da Redação/O Observador, 07/12/2021
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem