
Jackson Wijaya, fundador da Paper Excellence - Foto: div.
Porto Velho, RO - O empresário Jackson Wijaya, fundador da Paper Excellence, pretende conduzir o processo de expansão da companhia a partir da ampliação de fábricas e avaliação de novas oportunidades de fusões e aquisições na América do Norte, sem renunciar à sustentabilidade. Em sua primeira entrevista, publicada na segunda-feira (5) pelo jornal canadense The Globe and Mail, o indonésio falou sobre transparência e se disse preparado para comandar o maior império de papel e celulose do continente.
Wijaya garantiu que pretende continuar crescendo no Canadá, onde a receita anual da Domtar Corporation, novo nome do Grupo Paper Excellence, já ultrapassa US$10 bilhões. O empresário colocou em prática uma ambiciosa estratégia de M&A no país, onde em pouco tempo consolidou uma fatia considerável do mercado de papel e celulose. O primeiro alvo de aquisição foi a Catalyst Paper, ainda em 2019. Dois anos depois, a Paper Excellence comprou Domtar. Já em 2023, incorporou as atividades da Resolute Forest Products, se tornando um dos dez maiores players globais da indústria de produtos florestais.
Recentemente, o empresário, de 45 anos, herdou do pai o controle exclusivo da Asia Pulp and Paper Group (APP), passando a comandar duas das maiores empresas de celulose e papel do mundo, operando em quatro continentes. O Grupo Domtar Corporation, com sede no Canadá, atua na América do Norte, Europa e América do Sul, com fábricas da Paper Excellence Canadá, da Domtar, da Resolute Forest Products e da Eldorado Brasil Celulose, da qual Wijaya é sócio com 49,41% de participação. Já a APP, com sede em Jacarta, na Indonésia, atua principalmente na Ásia.
Wijaya também fez questão de dizer na entrevista que está à disposição das autoridades canadenses para esclarecer as implicações da transferência de controle da APP. Ele garantiu que a gestão da APP não interfere na maneira como os executivos da sua equipe comandam a Domtar, sendo as duas empresas totalmente independentes.
O Grupo está preparando sua primeira Estratégia de Sustentabilidade unificada, resultado de uma força tarefa iniciada ainda em 2023. O processo envolveu uma ampla consulta com mais de 500 stakeholders internos e externos, incluindo diversas entrevistas, pesquisas, reuniões e workshops para traçar as metas prioritárias para o período de 2026 a 2030. A sustentabilidade, afirmou o empresário, está “no cerne do nosso negócio”.
O Grupo também planeja implementar um novo sistema de gestão de dados ESG em todas as empresas do conglomerado. A meta é concentrar em um único local as métricas de sustentabilidade, facilitando o gerenciamento das metas e a gestão de dados para a elaboração de relatórios. A expectativa é que a estratégia amplie a acuracidade dos dados e a transparência das informações disponibilizadas aos públicos de interesse. Recentemente, a Domtar foi reconhecida como uma das 25 empresas privadas mais sustentáveis do mundo em um ranking da Corporate Knights.
Para administrar os negócios nos quatro continentes, o empresário revelou ao The Globe and Mail que viaja com frequência e que possui residências na Ásia, Europa e América do Norte, onde também divide seu tempo com a família, composta por três filhos – dois adolescentes que atualmente estudam nos Estados Unidos, além de uma criança de seis anos.
Jackson Wijaya estudou na Indonésia e em Singapura e possui mestrado em engenharia industrial pela Universidade de Michigan. Com a crise econômica causada pela quebra de várias empresas pontocom, por volta de 2001, optou por retornar à Ásia para adquirir experiência prática nos negócios da família – um conglomerado que, na época, detinha ativos nos setores bancário, imobiliário e de produção de óleo de palma. Optou por celulose e papel, dando início à operação no Canadá em 2006 com a compra de uma fábrica de celulose em Meadow Lake.
Extremamente discreto e de fala mansa, revelou que, nas horas vagas, costuma ler e pescar. O empresário se descreve como um empreendedor de terceira geração e um “investidor ativo” cujo ídolo de longa data é o bilionário Warren Buffett. “Ele deixa a gestão diária para sua equipe, o que também faz o meu estilo”, disse durante a entrevista.
Fonte: Redação