Bolsonaro pede suspensão de audiências no STF por falta de acesso a provas

Bolsonaro pede suspensão de audiências no STF por falta de acesso a provas


Sede do STF. (Foto: EBC).

Por Camile Soares


Porto Velho, RO - A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou na noite de terça-feira (13) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a suspensão das audiências de testemunhas no processo que investiga uma suposta “trama golpista”.

As oitivas estão previstas para começar na próxima segunda-feira (19), com depoimentos do ex-comandante do Exército Freire Gomes e do ex-comandante da Aeronáutica Batista Júnior.

No entanto, os advogados de Bolsonaro alegam que ainda não tiveram acesso completo às provas, mesmo após determinação de Moraes para que a Polícia Federal entregasse todo o material.

“A defesa não pode se preparar para a oitiva das testemunhas, estabelecer sua estratégia, perquirir quem iniciou a conversa, se esta foi de alguma forma enviada ao acusado, se depois houve alguma continuidade”, disse a defesa.

Segundo os advogados iniciar a fase de instrução sem o pleno conhecimento das provas seria comprometer o direito à ampla defesa.

“Iniciar a instrução sem que a defesa conheça aquilo que não interessou à acusação é impedir que qualquer alternativa surja nos autos. E, dessa forma, é terminar o processo sem que o transcorrer deste possa alterar as convicções hoje abraçadas”, argumentaram os advogados.

A defesa do ex-presidente também solicitou a redesignação das audiências já marcadas e reiterou o pedido de prazo adicional para apresentar manifestações e requerer diligências, após ter acesso integral às provas do processo.

Por fim, os advogados solicitaram a reabertura do prazo para complementar o rol de diligências e testemunhas depois de conhecida todas as provas.

A audiência com as principais testemunhas está marcada para o dia 30 de maio, quando devem depor o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o deputado federal Eduardo Pazuello. todos indicados por Bolsonaro.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem