Defesa pede acesso urgentíssimo a código-fonte de urnas e dá prazo de 10 dias ao TSE

Prazo dado ao ministro Edson Fachin é de dez dias

Paulo Sérgio Nogueira De Oliveira, Ministro Da Defesa

Porto Velho, RO - O ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira solicitou ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, acesso aos códigos-fonte das urnas eletrônicas. O ofício é classificado pela pasta como “urgentíssimo” e pede a disponibilização dos dados até o dia 12 de agosto.

"A fim de possibilitar a realização de procedimentos de fiscalização – justifica o ministro da Defesa. " Haja vista o exíguo tempo disponível até o dia da votação, solicito que o acesso aos códigos-fonte seja disponibilizado, para a execução do trabalho da Equipe das Forças Armadas de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação, na janela de trabalho inicial de 2 a 12 de agosto de 2022 – diz o ofício.

O código-fonte é um conjunto de comandos escritos em linguagem de programação que compõe um software. Uma vez que obtenha o acesso ao mesmo, o Ministério da Defesa pode testar a tecnologia, achar possíveis falhas e sugerir correções.

Paulo Sérgio é a ponte entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e as Forças Armadas nos embates sobre a lisura do sistema eleitoral brasileiro. Os militares exigem uma apuração paralela de votos, o que foi negado pelo TSE.

Fonte: Revista Hoje
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem