Projeto piloto transformará o Parque Jardim das Mangueiras em área de proteção ambiental

Projeto piloto transformará o Parque Jardim das Mangueiras em área de proteção ambiental

O Parque Jardim das Mangueiras, também conhecido como Skate Parque, é cenário de um projeto piloto de recuperação do igarapé que corta o espaço de sete hectares. No local, nove nascentes já foram identificadas.

Secretário adjunto da Sema detalha plano de recuperação do igarapé e nascentes

Os trabalhos são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). “Estamos em um projeto piloto. O primeiro questionamento foi em relação ao igarapé, onde ele nascia. Em meio aos estudos foi concluído que a nascente está dentro do próprio parque. Em um trecho de 15 metros encontramos nove nascentes. É um trabalho novo, estamos testando metodologias e isso vai mudando até nossos técnicos perceberem que o trabalho está fluindo como deve ser”, explica o secretário adjunto da Sema, Junior Cavalcante.

O trabalho de preservação conta com parceiros e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) é um deles, colaborando não somente com estudos a respeito das nascentes, mas com análises do solo encontrado no local. A arborização do parque também é uma prioridade.

“Através da nossa coordenadoria, nós também fazemos a identificação das espécies de árvores. Um exemplo é que, com essa análise, nós encontramos três unidades de mogno (árvore de origem europeia usada para produção de móveis de luxo) e esse levantamento já está praticamente concluído. Espécies regionais, como o açaí, estão sendo cultivadas no nosso viveiro e serão trazidas pra cá”, explica o secretário adjunto.

PRESERVAÇÃO

Ainda de acordo com a Sema, o local se tornará, em breve, uma área de proteção ambiental. “A gente quer fazer daqui uma mistura de saúde e meio ambiente. É um parque, não uma praça, por isso os cuidados devem ser diferentes. Em breve vamos apresentar o que será implantado, como forma de lazer para a comunidade, mas a principal preocupação é cuidar da diversidade ambiental que o local proporciona”, finaliza o secretário adjunto.

Arborização e recuperação de nascentes transformará o Parque Jardim das Mangueiras em área de proteção ambiental

















Fonte: Larissa Vieira Foto: Wesley Pontes
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem