Amizade - 7 características de um bom amigo

Amizade - 7 características de um bom amigo

| Foto:

Porto Velho, RO - Você já parou para refletir sobre suas amizades? Todo relacionamento deve nos motivar a ser uma pessoa melhor para os outros e para nós mesmos. E isso implica o exercício de algumas virtudes fundamentais como a honestidade, a caridade e a paciência com o outro, por exemplo. É aí que se revela um bom amigo.

A diferença entre uma amizade saudável e uma não tão saudável assim é o crescimento mútuo que acontece quando um amigo está na vida do outro. Mas como você pode ter certeza de que tem bons amigos? Ou melhor, como saber se você está sendo um bom amigo? Em publicação no portal iMOM, a escritora norte-americana Brenda Wehrly analisou sete características de alguém que você pode considerar um bom amigo. Confira quais são:

Eles desafiam seu pensamento negativo

Os bons amigos não estão ao seu lado somente para ouvir você, mas também estão sempre dispostos a propor uma maneira diferente e mais positiva de ver as coisas. Depois de ouvir o seu desabafo sobre alguma situação específica, um bom amigo te ajudará a enxergá-la de outra perspectiva e, principalmente, te desafiará a ver o bem que aquilo tudo pode te trazer – mesmo que não pareça.

Eles valorizam a honestidade

Se você é daqueles que acham que um bom amigo deve concordar com tudo o que você diz, está muito enganado. Bons amigos nunca dizem apenas o que você quer ouvir. Pelo contrário, eles não têm medo de discordar de você e até de confrontá-lo quando necessário. Acredite, passar a mão na cabeça quando o outro está errado só revela falta de personalidade e até de caridade com o outro.

Eles comemoram seus sucessos


Em uma cultura em que as pessoas tendem a se comparar cada vez mais umas com as outras, pode ser difícil estar cercado de amigos que se sentem verdadeiramente felizes com suas conquistas. Celebrar com os amigos e até mesmo ajudá-los a alcançar o sucesso é uma característica importante de uma pessoa saudável e segura.

Eles valorizam os limites


Apesar de o conceito de limites ter uma conotação ruim para algumas pessoas, sabemos que eles são fundamentais não só na educação das crianças, por exemplo, mas em qualquer tipo de relacionamento. Sem limites, não há uma amizade saudável. Portanto, um bom amigo não só tem seus próprios limites, como também respeita os seus.

Eles calam as fofocas


Essa característica pode ser difícil de ser compreendida por muitos, afinal o ato de fofocar, aparentemente, sempre envolve dois ou mais amigos. No entanto, alguém de bom caráter nunca fala mal de pessoas que não estão por perto. Se você tem amigos que se juntam para falar mal dos outros, muito provavelmente eles também falam de você. Um bom amigo não apenas evita falar mal dos outros, mas também o interrompe quando você fofoca.

Eles são pacificadores

Nada de incentivar brigas e picuinhas. Um bom amigo sabe que nada vale mais do que a paz em um relacionamento. Para isso, se esforçam para não guardar rancores e procuram sempre dar e receber perdão com humildade.

Eles aceitam que você não é perfeito – e sabem que eles também não são

Embora uma lista como essa possa ajudar você a avaliar suas amizades, é importante observar que nenhum de nós se destaca em todas essas características. Bons amigos também são capazes de compreender que ninguém é perfeito e que o importante é que haja um esforço individual para desenvolver essas virtudes, até que se tornem características inerentes. Portanto, bons amigos assumem as melhores intenções dos outros e também estão cientes de suas próprias falhas.

Fonte: Por Equipe Sempre Família
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem