SEMENTES Bayer pretende disponibilizar 100 cultivares de soja com nova tecnologia em 22/23

SEMENTES Bayer pretende disponibilizar 100 cultivares de soja com nova tecnologia em 22/23

Foto: Daniel Popov/Canal Rural

Porto Velho, RO - A Bayer quer disponibilizar 100 cultivares com a nova biotecnologia Intacta2 Xtend na safra 2022/23. Aestimativa foi feita por Alexandre Dessbesell, gerente técnico de desenvolvimento de mercado de soja, em entrevista à Agência Safras, durante o IX Congresso Brasileiro de Soja – Mercosoja 2022, que ocorre em Foz do Iguaçu, no Paraná.

“Na safra 2021/22, que foi a primeira comercial, foram 60 cultivares”, relata. Na safra de testes, em 2020/21, tinham sido 32 cultivares. “Uma biotecnologia nunca teve tantas cultivares em tão pouco tempo”, afirma.

A título de comparação, o entrevistado lembra que, em 2010, eram 5 cultivares com a tecnologia RR disponível no mercado brasileiro. “As parcerias são muito importantes para este crescimento que estamos vendo”, comenta Dessbesell. “Trazemos cultivares para testes dentro da Bayer, para contribuir no desenvolvimento delas”, ressalta. Por safra, são feitos cerca de mil ensaios pela marca.Sojicultores apresentam pegada de carbono 80% menor com programa da Bayer

Conforme o entrevistado, o cenário é cada vez mais desafiador, pois a “régua” de produtividade aumenta. “Buscamos um rendimento cada vez maior em cada cultivar”, explica. Já o grande número de cultivares, segundo ele, é necessário pois as lavouras não são uniformizadas. “Senão, o produtor
perde produtividade”, frisa.

Outro objetivo da Bayer, para a safra 2022/23, é disponibilizar a nova tecnologia Intacta2 Xtend comercialmente para o Paraguai. “Queremos ter volume para a próxima safra no país vizinho”, finaliza Dessbesell.

Fonte: Por Agência Safras
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem