Baixa representatividade das mulheres no parlamento estadual, força feminina na Câmara Federal, CEI e não CPI para apurar desvio de combustíveis em Cacoal

A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO
- Mulheres – A proporcionalidade de espaço político ocupado por mulheres de Rondônia na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa é ótima em Brasília e ruim no parlamento estadual. Na câmara dos deputados temos três mulheres nas oito vagas do Estado. Mariana Carvalho (Republicanos), Jaqueline Cassol, que preside o PP no Estado e Sílvia Cristina (PL) com domicílios eleitorais em Porto Velho, Cacoal e Ji-Paraná, respectivamente são as nossas representantes. Das três, somente Sílvia Cristina, que deixou o PDT para se filiar ao PL é pré-candidata à reeleição. Na Ale-RO a representatividade feminina é decepcionante, pois das 24 cadeiras disponíveis no parlamento estadual, duas são ocupadas por mulheres: Rosangela Donadon, que deixou o PDT e se filiou ao União Brasil, e Cássia Muleta (Podemos). É importante destacar que as mulheres são maioria no colégio eleitoral de Rondônia.

Mulheres II – A participação da mulher na política, mesmo com obrigatoriedade de cotas de filiações partidárias, para viabilizar os partidos é ínfima. É necessário, que as mulheres, que a cada dia ganham maior notoriedade na política realmente busquem o amplo espaço que há no segmento ocupado na maioria por homens. É incompreensível que um parlamento como o de Rondônia, com 24 vagas tenhamos somente duas mulheres, menos de 10% dos parlamentares. É muito pouco para quem já teve Mileni Mota, as saudosas Lúcia Tereza e Ana da 8, Glaucione Rodrigues, Sueli Aragão, Epifânia Barbosa, Daniela Amorim, Ellen Ruth, Ini Fidélis, Ivone Abrão, Nilce Casara, Rosária Helena, Odaísa Fernandes. A lista traz vários nomes, mas há mais mulheres, que ocuparam cadeira no parlamento estadual. A mulher precisa acreditar e participar mais da política rondoniense.

Federal – O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Salatiel Rodrigues, que sempre foi um “andarilho” pelos municípios do Estado, desde a implantação do Sicoob-RO, agora, como pré-candidato a deputado federal mantém a regularidade de visitas a lideranças comunitárias da capital e do interior discutindo localmente a situação de cada região em busca de soluções para os problemas. Salatiel está filiado ao PL, partido presidido no Estado pelo senador Marcos Rogério, que é pré-candidato a governador. Profundo conhecedor da economia agrícola estadual, Salatiel é um nome, que certamente estará entre os mais cotados para ocupar uma das oito vagas na Câmara Federal, após as eleições gerais de outubro próximo. Falta de trabalho não é.

Cacoal – A denúncia de desvio de combustível na Prefeitura de Cacoal motivou esta semana pronunciamento do vereador Paulo Henrique (PTB), na tribuna da câmara municipal, inclusive propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que acreditamos, seja uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), porque vereador é legislador e não parlamentar, para investigar as denúncias. O prefeito Adailton Fúria (PSD) fez o correto: afastou os servidores e criou uma Comissão de Inquérito, para atuar no caso. Constituir uma CEI pelos vereadores seria importante, desde que a CI não apresente resultado sobre o assunto, mas o vereador, tem sim, que fiscalizar, cobrar e agir, pois a denúncia é grave e merece atenção maior do legislador municipal.

Cursos – Hoje (13) estão sendo encerrados 4 cursos iniciados na segunda-feira (9) na Escola do Legislativo, mantida pela Assembleia Legislativa (Ale), na sua sede em Porto Velho, que visam o aprimoramento da mão de obra do servidor público (municipal, estadual e federal), e parte da comunidade com as vagas remanescentes. Ao final dos cursos, que são gratuitos, os alunos recebem certificados de conclusão. Aluno que tiver condições pode doar uma lata de leite em pó de 400g para o Banco de Leite da escola, que é distribuído a entidades cadastradas e que atendam crianças acima de um ano e idosos. Cerca de 150 alunos concluíram os cursos de Fotografia, Marketing Pessoal e Gerenciamento de Imagem Pública e Privada, Etiqueta Corporativa – Imagem Pessoal e Profissional, e de Relações Interpessoais no Trabalho.

Respigo

Expectativa para o encontro do PL, visando fortalecer a filiação partidária, que ocorrerá em Ji-Paraná, a partir das 10h no Espaço Mediterrâneo, no sábado (14). O presidente regional do partido, senador Marcos Rogério estará no comando do evento chamado Filia Rondônia e trabalhando sua pré-candidatura a governador +++ O ex-deputado estadual e ex vice-governador Airton Gurgacz, percorre o interior do Estado filiando correligionários e organizando o partido, o PDT, presidido em Rondônia pelo senador Acir Gurgacz. Esta semana realizou visitas em vários municípios em companhia da secretária do partido, Marly Mendonça +++ Comenta-se nos bastidores pedetistas, que Marly, que tem domicílio eleitoral em Porto Velho é pré-candidata à Câmara Federal. A peregrinação pelo interior durante a semana identifica, que Marly deverá concorrer a uma das oito cadeiras do parlamento federal.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem