TCE manda suspender auxílios alimentação e saúde a membros da Diretoria Executiva da EMDUR

TCE manda suspender auxílios alimentação e saúde a membros da Diretoria Executiva da EMDUR

 Decisão foi proferida pelo conselheiro Valdivino Crispim de Souza. Confira


Porto Velho, RO
- Porto Velho, RO – Uma decisão proferida pelo conselheiro Valdivino Crispim de Souza, membro do Tribunal de Contas (TCE/RO), determinou a suspensão dos pamentos dos auxílios alimentação e saúde a membros da Empresa de Desenvolvimento Urbano (EMDUR) de Porto Velho.

Os autos foram iniciados por denúncia apresentada pelo Ministério Público de Contas (MPC/RO).

“Dentre os motivos que fundamentam o presente PAP, pode-se destacar as arguições do MPC no sentido da incompatibilidade com o ordenamento jurídico da autorização de pagamento de tais verbas aos Diretores Executivos da EMDUR (interpretação contra legem), ao passo que eles NÃO integram o quadro permanente de empregados efetivos, cargos em comissão e/ou funções gratificadas [...]”.

O MPC entende ainda que, somado a isso, “não haveria legalidade na concessão das citadas verbas, uma vez que a Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Administração da EMDUR não deteria competência para a criação dos mencionados benefícios, na senda do entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU)”.

E encerrou o órgão acusador sacramento que: “Ademais, o Parquet de Contas também salientou ser vedada a concessão de vantagens de qualquer natureza, durante a vigência do estado de calamidade gerado pela pandemia de COVID-19”.

Logo, a suspensão dos pagamentos deve perdurar até posterior manifestação da Corte de Contas quanto à legalidade e à “legitimidade de tais benefícios, sem prejuízo da responsabilização pelos danos que vierem a dar causa em face da omissão no cumprimento desta medida”.

A determinação foi imposta tanto ao diretor-presidente Gustavo Beltrame quanto a Edemir Monteiro Brasil Neto, mandatário do Conselho de Administração do órgão municipal.

Eles têm cinco dias para comprovar que acataram a deliberação legal sob pena de multa.

Fonte: Assessoria TCE

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem