Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia implanta diagnóstico do Poliomavírus BK

Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia implanta diagnóstico do Poliomavírus BK

Ampliação nos exames de biologia molecular do Lacen agora permite a realização do exame Poliomavírus BK

Porto Velho, RO
- O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) implanta mais um diagnóstico por meio da metodologia PCR em tempo real. A partir deste mês, os exames de detecção do Poliomavírus BK serão executados dentro do Estado, garantindo a segurança dos pacientes pós-transplante renal.

Antes para obter a análise era preciso coletar e enviar os exames para uma Unidade de referência no Pará. O procedimento levava até 40 dias para o retorno dos resultados. Com a modernização do Lacen, que investiu em técnicas moleculares, o exame agora é realizado no Estado, com prazo de sete dias de entrega.

INVESTIMENTOS


A redução do prazo só foi possível com o aproveitamento dos equipamentos que foram adquiridos para atendimento durante a pandemia da SARS-CoV-2, que trouxe para o Estado a melhoria no diagnóstico, oferecendo exames mais precisos, com alta sensibilidade e reprodutibilidade.

A Diretora Geral do Lacen, Ciciléia Correia Da Silva, ressalta que “com o novo diagnóstico do Poliomavírus os pacientes submetidos a transplante renal no estado de Rondônia terão os resultados liberados em poucos dias, aumentando o sucesso no resultado do procedimento. Ressaltamos que este Lacen encontra-se em fase de ampliação na oferta dos exames por biologia molecular”, afirma Ceciléia.

METODOLOGIA

A técnica usada é de PCR em tempo real, uma metodologia molecular, altamente sensível capaz de detectar precocemente o vírus na urina dos pacientes, dando subsídios para a assistência médica e acompanhamento adequado do paciente.

Na detecção, é possível verificar a carga viral do paciente para determinar, em análise conjunta com os sintomas, qual a fase da doença e estabelecer possíveis tratamentos.

Fonte: Portal 364
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem