Cinco habilidades essenciais ao profissional do futuro

Cinco habilidades essenciais ao profissional do futuro

Cinco habilidades essenciais ao profissional do futuro| Foto: Unsplash, Tim van der Kuip/Reprodução

Porto Velho, RO
- Em meio a tantas transformações, assumir a responsabilidade por desenhar os passos da própria carreira aumenta as possibilidades de conquistar um futuro bem-sucedido e cheio de significado. Uma das melhores formas de fazer isso é levando em consideração o job crafting, abordagem que convida os profissionais a terem uma relação mais afetiva e criativa com o trabalho, a fim de se tornarem mais livres e proativos. Para criar e executar o seu futuro profissional por meio de um bom job crafting, você precisa desenvolver estas cinco características:

1. Capacidade de reinventar-se

Em um cenário cada vez mais complexo e de mudanças constantes, saber reinventar-se é habilidade cada vez mais necessária. Disrupção pede inovação. Isto vale para os mercados e também para você. Atualize-se para manter-se relevante.

2. Cuidar da energia e da saúde mental

Pesquisa realizada pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), em 2018, mostrou que 32% da população brasileira sofrem de síndrome de burnout, distúrbio emocional cujos sintomas são: exaustão extrema; estresse; e esgotamento físico, resultados de uma rotina de trabalho extenuante. Para que a energia e felicidade não sejam sugadas pelo estresse do trabalho, é preciso modificar hábitos, alternando períodos de produtividade e descanso.

3. Autenticidade

Distinguir-se e destacar-se pode ser a diferença entre o desenvolvimento e o sucesso, a estagnação e o fracasso, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. E para ser percebido dessa forma a autenticidade é característica imprescindível. Ser autêntico é viver de acordo com seus valores e com a sua visão de futuro. Além de causar diferenciação, a autenticidade aumenta a satisfação pessoal e dá sentido à vida.

4. Accountability


Accountability pode ser definida como a capacidade de comprometer-se, cumprir com a sua palavra e conseguir que os outros façam o mesmo. É essencial para a carreira de qualquer profissional desenvolver esta característica, pois ser uma pessoa confiável é a base de uma boa reputação. São características fundamentais para a accountability a autodisciplina e a integridade.

5. Paixão

Ser apaixonado pelo que faz é condição importante para o profissional ser produtivo, gerar bons resultados e consequentemente progredir na carreira. A paixão é a energia positiva que permite seguir em frente nos dias bons e especialmente nos dias ruins. Ela traz garra para vencer os desafios e aumenta a criatividade para encontrar soluções nos momentos mais complicados da rotina profissional.

Fonte: Por Caroline Marcon
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem