Em evento no Paraná, agro demonstra seu poder de mobilização

Em evento no Paraná, agro demonstra seu poder de mobilização

| Foto: Divulgação

Porto Velho, RO
- A agricultura tem um papel fundamental para o desenvolvimento da humanidade, afinal o plantio e a colheita de grãos permitiram ao homem primitivo deixar a vida nômade e, consequentemente, formar as primeiras civilizações. Além disso, o agronegócio é a base que sustenta a economia do Brasil. Hoje, 25% das riquezas produzidas pelo país vêm do campo, que também é responsável por um quinto dos postos de trabalho brasileiros e por mais de 40% de nossas exportações.

Muitas comunidades no interior do Brasil surgiram e se mantém por causa da produção agrícola. É o caso do Distrito de Entre Rios, localizado no Centro-Sul do Paraná, a 18 km de Guarapuava. O lugar foi colonizado na década de 1.950 por imigrantes suábios, que tiveram seu território expropriado durante a 2ª Guerra Mundial.

Os suábios são um povo de origem germânica que migrou para o sudeste europeu, estabelecendo-se em territórios que hoje correspondem a partes da Croácia, Hungria, Romênia e Sérvia. Durante os quase três séculos que permaneceram na região, eles transformaram-na no Celeiro da Europa. A vocação para a agricultura e a criação de uma Cooperativa, através da organização humanitária Ajuda Suíça, fizeram com que, a partir de 1.951, centenas de famílias suábias deixassem a vida como refugiadas na Áustria em busca de novas oportunidades no Brasil.

Passados 70 anos da imigração, a comunidade local decidiu celebrar a cultura e as tradições de seus antepassados e homenagear seus pioneiros com uma série de atividades, que aconteceram entre os dias 5 e 9 de janeiro. O cultivo da terra, fio condutor do êxito dos suábios no lugar que nominaram como Nova Pátria, não poderia ficar de fora das comemorações.

O símbolo escolhido para representar essa história foi o trator. “O trator tem uma importância muito grande na mecanização agrícola, que hoje nos permite atingir grandes produtividades, gerando riquezas, emprego e renda”, explica o Diretor-Presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl.

A princípio, a intenção dos organizadores da Festa de 70 Anos de Entre Rios era realizar uma parada de tratores. As máquinas seriam posicionadas na PR-540, no entorno das cinco colônias que formam o distrito. Entretanto, as conversas evoluíram, e optou-se fazer algo maior, que mostrasse o poder de mobilização do setor agropecuário.

Assim, nasceu o Mega Encontro de Tratores. “Calculamos que precisaríamos de aproximadamente 1.500 tratores para ocupar o espaço de 25 km ao redor do distrito. Foi quando surgiu a ideia de fazer um desfile, não apenas com os produtores de Entre Rios, mas com convidados de diferentes regiões, com o objetivo de demonstrar todo o esforço dos homens e das mulheres do campo, que, apesar dos desafios diários, não desistem de suas atividades. Entramos em contato com o Sindicato Rural de Guarapuava, que prontamente nos atendeu, e começamos a movimentação em busca de tratores”, comenta Karl.

O Mega Encontro de Tratores


| Divulgação


Para bater a meta de 1.500 tratores, o evento contou com o apoio de embaixadores. Coube a esse grupo, formado por 40 produtores rurais, incentivar outros agricultores a participar do Mega Encontro. Eles ainda foram responsáveis por um ou mais lotes de tratores, cuidando do transporte das máquinas até Entre Rios, dos locais para acomodá-las e ainda por repassar informações sobre o funcionamento do desfile.

Junto com os embaixadores, outras 50 pessoas estiveram diretamente envolvidas na organização do evento. Ficou a cargo dessa equipe monitorar as inscrições, fiscalizar a documentação dos tratores inscritos e oferecer suporte aos participantes.

As forças de segurança locais (Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Trânsito) também deram apoio à realização do encontro, auxiliando no transporte de tratores e fazendo a sinalização das vias interditadas pelo desfile.

A data escolhida para o Mega Encontro de Tratores foi 07 de janeiro. Às quatro da manhã, 1.534 tratoristas começaram a posicionar suas máquinas para cumprir um percurso de 3,5 km, passando pelas colônias Socorro, Cachoeira e Vitória. A largada foi dada perto das nove horas e levou aproximadamente três horas para que todos os veículos agrícolas completassem o trajeto.

Enquanto o desfile acontecia, os moradores do distrito de Entre Rios acomodavam-se nas janelas das casas e nas calçadas para acompanhar a movimentação. Jovens, idosos, adultos e crianças: toda população parou para prestigiar o Mega Encontro. “Nossa intenção sempre foi fazer um movimento para celebrar a força do agronegócio brasileiro, que alimenta o Brasil e o mundo. Cada condutor se esforçou ao máximo para concluir o percurso, muitos deles com a bandeira do Brasil em seus tratores, em uma bela demonstração de patriotismo. A comunidade abraçou o evento, incentivando cada tratorista que passava”, lembra Jorge Karl.

Produtores rurais de diversas regiões do Paraná e de outros estados como Santa Catarina, São Paulo e Tocantins trouxeram seus tratores para o Mega Encontro, um evento pacífico, sem bandeiras partidárias, com o objetivo de evidenciar o trabalho no campo. "Conseguimos um número de tratores que mostrou a união de todos os agricultores, a força do agro.

A seriedade com que o pessoal assumiu fazer parte disso foi impressionante", enalteceu Cristian Abt, coordenador da comissão organizadora do evento. Embora não tenha sido homologado pelo GUINESS WORLD RECORDS® com o título de maior encontro de tratores do mundo, não há notícias de nenhum outro evento que tenha ultrapassado 1.500 tratores. “Foi um momento muito bonito, por isso vejo o saldo como positivo. Tenho certeza que se decidirmos realizar um novo Mega Encontro de Tratores teremos uma participação ainda maior”, finaliza Karl.












Sobre a Cooperativa Agrária


Fundada em 1.951, a Cooperativa Agrária Agroindustrial tem 680 cooperados e mais de 1.600 colaboradores. Suas principais culturas são a soja e o milho no verão e o trigo e a cevada no inverno. Suas indústrias são voltadas para o ramo alimentício através dos seguintes negócios: Agrária Farinhas, Agrária Grits e Flakes, Agrária Nutrição Animal, Agrária Óleo e Farelo, Agrária Sementes e Agrária Malte, esse último proprietário da maior maltaria comercial da América Latina.

A Agrária é mantenedora da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), referência nacional em pesquisa, especialmente nos cereais de inverno. A Cooperativa também é mantenedora do Colégio Imperatriz dona Leopoldina, da Fundação Semmelweis (hospital e farmácia) e da Fundação Cultural Suábio- Brasileira. Em 2021, seu faturamento foi de 6,5 bilhões.

Fonte: Por Cooperativa Agrária Agroindustrial
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem