Agilidade do Pix chega na administração pública

 


Porto Velho, RO - Hoje com o Pix é possível pagar quase tudo instantaneamente. E essa agilidade já chegou até mesmo na administração pública. Em diversas cidades, é possível usar a tecnologia para pagar multas, impostos e até passagens antecipadas do transporte coletivo.

É o caso de Manaus, no Amazonas, onde os motoristas autuados, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), podem realizar o pagamento da guia de recolhimento via Pix, que já vem disponibilizado no próprio documento de notificação de penalidade. O item pode ser identificado por um QR-Code para o devido pagamento.

As opções tradicionais para quitar a multa nos pontos de estabelecimentos comerciais, ou no cartão de crédito em 12 vezes, continuam valendo. Os autos de infração também podem ser acessados pelo site do IMMU. Basta clicar no item Consultas e no botão Multas de trânsito.
Pagamento de Impostos

Em Jataí, em Goiás, a Secretaria de Fazenda anunciou na última quarta-feira (13), que os contribuintes já podem pagar tributos e taxas municipais via Pix. O pagamento também se dá a partir da leitura de um QR Code, que será impresso nas guias de recolhimento emitidas pela internet ou pelo atendimento presencial no prédio do Centro Administrativo.

Para pagar, basta abrir o aplicativo do banco e apontar o celular para o QR Code, que será lido pela câmera do celular. A prefeitura esclarece que não será fornecida nenhuma chave pix no processo.

Segundo a administração municipal, com a modalidade, os cidadão terão liberdade para pagar os tributos em qualquer instituição financeira ou carteira digital, sem ter que se dirigir às instituições conveniadas ao município.

Mas caso o contribuinte opte pelo pagamento convencional, por meio do código de barras que continua disponível na guia, deverá fazê-lo nos seguintes bancos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Itaú, Banco Santander e Sicredi.

O secretário de Fazenda de Jataí, Valter Pedro Cardoso, faz um alerta: “é preciso que o contribuinte fique atento na leitura dos dados ao efetuar o pagamento, verificando sempre se o beneficiário do recebimento que for apresentado no comprovante é, de fato, a Prefeitura de Jataí. Em tempos de golpes, sempre é necessária atenção redobrada.”


Passagem antecipada
Também é possível usar o Pix para comprar passagem antecipada para o transporte coletivo. O recurso está disponível na cidade de Joinville, em Santa Catarina, nas bilheterias dos terminais, na Passebus e nas empresas Gidion e Transtusa.

O Pix é aceito tanto para compra quanto para recarga de vale transporte, Cartão Ideal e cartões renováveis. As passagens embarcadas compradas dentro dos ônibus não poderão ser pagas com Pix.

Conta de luz
O Pix já está tão popular na administração pública, que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está com promoção Conta com Pix. A iniciativa proporciona dois anos de contas pagas para 20 clientes da companhia que efetuaram o pagamento da fatura de energia por meio do Pix e que se cadastraram no site da iniciativa.

O primeiro sorteio foi realizado no dia 30 de março e os próximos estão marcados para os dias 13/04, 30/04, 14/05 e 28/05 de 2022, a serem realizados pela Loteria Federal. O prêmio de um crédito de R$ 5 mil em desconto na conta de luz deverá ser consumido em até 24 meses.

Para concorrer, basta pagar a conta pelo Pix por meio de qualquer aplicativo bancário. Depois, é só cadastrar os dados no site cemig.com.br/contacompix.
O objetivo da companhia é estimular a adesão com pagamento da conta via Pix, uma forma mais moderna e cômoda para quitação das contas de luz.

Fonte: Assessoria

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem