FENÔMENO: Nuvem de areia do deserto do Saara se aproxima do Amapá

FENÔMENO: Nuvem de areia do deserto do Saara se aproxima do Amapá

Porto Velho, RO - Indicadores meteorológicos apontam que uma nuvem de areia vinda do deserto do Saara está se aproximando da costa brasileira.
Dois satélites (SNPP e NOAA-20) registraram no último domingo partículas navegando na atmosfera sobre o Oceano Atlântico, próximo ao litoral brasileiro.
O Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus, da Agência Espacial Europeia (ESA), informou que o transporte de poeira pelas massas de ar tende a avançar nos próximos dias e vai alcançar as áreas continentais da América do Sul e do Caribe. No Brasil, estados do Norte, como o Amapá, e do Nordeste serão atingidos.

Do Saara à Amazônia: 4 impactos bons e ruins da poeira que viaja do deserto até a América Latina



O deserto do Saara está a milhares de quilômetros da Amazônia, mas as duas localidades são ligadas todos os anos por um fenômeno que desafia a imaginação.
Centenas de milhões de toneladas de poeira deixam os desertos da África, cruzam o Oceano Atlântico e alcançam a América do Norte, o Caribe e a América do Sul, onde impactam desde a saúde dos habitantes até a fertilidade do solo.
"Para se ter uma ideia da distância que a poeira do Saara percorre, da costa nordeste da África até o Caribe são cerca de 6.000 km", explica Santiago Gassó, geofísico argentino e pesquisador da Nasa, que se especializou no uso de satélites para detectar a poeira.
"E ela também atinge o norte da Amazônia entrando pelo lado da Venezuela", ressalta o pesquisador. "É uma poeira muito, muito pequena. Se tomarmos como referência a espessura de um fio de cabelo, podemos dizer que a poeira doméstica que vemos em nossa casa, por exemplo, é dessa espessura, do tamanho da areia", explicou Gassó.
Mapa mostra nuvem de poeira do Saara na semana de 28 de junho de 2018

CRÉDITO,NASA

Legenda da foto,

Com nutrientes usados pelas plantas, como fósforo e nitrogênio, poeira ajuda a fertilizar terras da Amazônia

"É uma poeira muito, muito pequena. Se tomarmos como referência a espessura de um fio de cabelo, podemos dizer que a poeira doméstica que vemos em nossa casa, por exemplo, é dessa espessura, do tamanho da areia", explicou Gassó.
"Mas a que viaja por cima do Atlântico é cem vezes menor que isso: um grão não é visível a olho humano, o que é visível é o acúmulo deles."
Santiago Gassó listou à BBC alguns dos efeitos mais notáveis da poeira do Saara nas Américas Central e do Sul.
BBC

1. Fertiliza os solos da Amazônia

"O pó é basicamente rocha triturada, muito fina, e é composto de diferentes elementos químicos", explica o geofísico argentino.
"Muitos desses elementos são nutrientes usados pelas plantas, como fósforo e nitrogênio, e todos esses nutrientes estão contidos no pó, que viaja e é depositado pela chuva ou simplesmente cai na floresta."
Santiago Gassó

CRÉDITO,GENTILEZA SANTIAGO GASSO

Legenda da foto,

Santiago Gassó, geofísico argentino e especialista da Nasa, que estuda o uso de satélites para detectar a poeira

Gassó disse que também é provável que exista um fenômeno de fertilização no oceano.
"Quando o pó se deposita sobre o oceano, em termos gerais podem acontecer duas coisas. Uma delas é que o pó é muito pesado e começa a submergir em direção ao fundo do oceano. Mas se a poeira demora a descer (seja porque é muito leve ou porque há muita agitação na água), na área onde estão microorganismos como o fitoplâncton ou bactérias, eles podem fazer uso dele (do pó) e liberar todos esses nutrientes que são úteis."

2. Afeta a qualidade do ar na América do Norte, Caribe e América do Sul

"Aqui nos Estados Unidos, a agência ambiental, a EPA, registra aumentos de contaminação quando a nuvem de poeira chega à Costa Leste, especialmente mais próximo do Caribe", disse Gassó.
"O pó também atinge o Norte da América do Sul e do Caribe, o que é bem visto do satélite. Mas é difícil medir a poeira na superfície no Caribe e no Norte da América do Sul porque não há uma rede de observação de superfície, como a que existe nos Estados Unidos."
Mapa da Terra mostra poeira cruzando o oceano

CRÉDITO,NASA

Legenda da foto,

A poeira do Saara é basicamente rocha triturada, muito fina e está composta por diferentes elementos químicos

O impacto do pó na saúde é claro nos alertas divulgados recentemente na Costa Rica.
O Instituto Nacional de Meteorologia da Costa Rica (IMN, na sigla em espanhol) informou em julho do ano passado sobre a presença da substância no país, e em grande parte do resto da América Central, de uma nuvem de poeira do Saara que representa, como observado, um risco para pessoas alérgicas ou asmáticas.
O IMN informou que a concentração de poeira no Saara está na faixa de 30 a 50 microgramas por metro cúbico, um número muito alto, comparável ao de grandes metrópoles com alta poluição atmosférica.
O Instituto da Costa Rica acrescentou que, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, o perigo gerado pela poeira está em seu conteúdo de bactérias, vírus, esporos, ferro, mercúrio e pesticidas.
"Essas tempestades, quando conseguem se concentrar e atingir áreas populosas das Américas, podem provocar o surgimento de alergias e ataques de asma em muitas pessoas, especialmente aquelas que já sofriam com problemas respiratórios", disse o instituto em comunicado.

3. Pode mudar os furacões

Essa possível consequência tem dois aspectos, explica Gassó.
Ele diz que, quando há muita poeira em suspensão sobre o Atlântico, ela pode ser vista por satélites.
Mapa mostra deslocamento da nuvem de poeira no oceano Atlântico

CRÉDITO,NASA

Legenda da foto,

Na Costa Rica, o Instituto Meteorológico Nacional soltou um alerta sobre os perigos da poeira para alergias e crises asmáticas

"O fato de você poder vê-lo por satélite significa que a poeira está refletindo a luz solar e que a luz não está atingindo o oceano. Quando há poeira em suspensão, parte da energia solar não está chegando à superfície do oceano e, portanto, ele fica com uma temperatura mais baixa."
O oceano, explica, não se aquece tanto e isso muda a forma como a água evapora.
"E a evaporação da água é o que alimenta os furacões, é uma sucessão de eventos".
Gassó acrescenta que há outro aspecto que está sendo descoberto agora: a relação entre a poeira e as nuvens.
"Parece que a poeira induz a formação de granizo nas nuvens e as faz se desenvolver mais verticalmente. Uma nuvem quando cresce, se torna mais poderosa, então a chuva pode ser mais intensa, o granizo pode ser maior e causar mais destruição."

4. Pode prejudicar os corais

Pule Podcast e continue lendo
Podcast
BBC Lê
BBC Lê

A equipe da BBC News Brasil lê para você algumas de suas melhores reportagens

Episódios

Fim do Podcast

Assim como a poeira pode carregar substâncias químicas que são úteis para alimentar ou cultivar plantas, também pode conter elementos tóxicos.
"Por exemplo, o cobre é tóxico para certas bactérias e outros micro-organismos importantes na base da pirâmide ecológica marinha. Verificou-se que os corais também podem ser atacados por fungos que estão na poeira. Em seguida, quando esses elementos viajam para o outro lado do Atlântico, se depositam sobre o Mar do Caribe e, por causa de seu peso, o sedimento vai caindo e atinge os corais que assimilam esse elemento tóxico e adoecem."
Gassó explicou que a poeira atravessa o Atlântico a cada ano, em um processo que "se correlaciona com o ciclo da água, ou seja, a estação chuvosa e a evaporação que ocorre no Saara".
"Apesar haver chuvas ocasionais no Saaara, há também temporadas que são mais secas do que outras. Isso é o que permite mais suspensão e levantamento da poeira."
Imagem de satélite mostra nuvem de poeira ao leste da Patagônia argentina

CRÉDITO,NASA

Legenda da foto,

Gassó também estuda o impacto da poeira fria que se produz, por exemplo, na Patagônia

O cientista da Nasa disse que a estação seca no Saara ocorre nos meses de maio, junho e julho.
"No Saara, existem muitas regiões com depressões. Eram antigos lagos há milhares de anos que secaram."
"As chuvas ocasionais acumulam água da chuva nessas depressões e trazem sedimentos, rochas, poeira. Todos os verões, esses lagos evaporam e, ao evaporarem, fica o sendimento, que é o que voa."
Segundo Gassó, há muito que ainda não se sabe sobre a poeira do Saara e os eventos que ela provoca na natureza.
"Gostaria de aprender mais sobre fenômenos indiretos, por exemplo, sobre fertilização, que é um processo muito complicado."
"Porque não está muito claro como é a interação que acontece com a parte biológica, já que existem organismos que reagem à presença de novos nutrientes, e outros não".

Por: BBC
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem