Programa “Plante Mais” chega a Espigão do Oeste com distribuição de 90 mil mudas de café e oito mil mudas de cacau

Programa “Plante Mais” chega a Espigão do Oeste com distribuição de 90 mil mudas de café e oito mil mudas de cacau

Mais de cinco milhões de mudas de café clonal e 600 mil mudas de cacau clonal estão sendo destinadas a produtores rurais

Noventa mil mudas de café clonal e oito mil de cacau clonal foram entregues a produtores rurais de Espigão do Oeste

Porto Velho, RO
- Além de acompanhar o início das obras do programa “Tchau Poeira” em Espigão do Oeste na última sexta-feira (25), com o recapeamento e asfaltamento de mais de dez quilômetros de vias urbanas, o governador de Rondônia Marcos Rocha, anunciou também a chegada do programa “Plante Mais” ao município. Executado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) e pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o programa tem o objetivo principal de incentivar o aumento da produção cafeeira e cacaueira em Rondônia.


Governo do Estado garante mudas de café e cacau para produtores de Espigão e do distrito de Pacaranã


“Hoje estamos entregando para os produtores de Espigão do Oeste um total de 90 mil mudas de café clonal, sendo 70 mil para atender os produtores de Espigão e 20 mil para os produtores do distrito do Pacarana. Além disso, estamos entregando oito mil mudas de cacau clonal e vale ressaltar que os produtores indígenas também estão sendo contemplados pelo programa “Plante Mais” do Governo de Rondônia”, destacou o governador Marcos Rocha.

Em todo o Estado, mais de cinco milhões de mudas de café clonal e 600 mil mudas de cacau clonal estão sendo distribuídas junto aos produtores rurais rondonienses. Em Espigão do Oeste, José Ribamar Paulo Egito, de 45 anos, foi um dos contemplados. Em sua propriedade, José, a esposa Maria Marta e o filho Tiago, plantam coco, limão, café, banana e criam peixe. As 2.500 mudas de café clonal entregues pelo Estado nesta sexta-feira chegam em boa hora.

“Esse programa é muito bom, porque se você vai colocar no bico da caneta, você comprar as mudas e fazer os investimentos que precisam, hoje tudo tá tão caro. Então se o Governo entra com as mudas, o dinheiro que você ia gastar com isso, pode comprar o adubo, investir numa mão de obra e em outras coisas. Então, é um programa 100%”, explicoou José Ribamar.

“Por isso eu venho aqui para agradecer por esse programa do Governo de Rondônia, que é o Plante Mais’, com o apoio da Emater. Eu fui beneficiado as mudas de café e só tenho que agradecer por estarem olhando pelo pequeno produtor. A gente vai conseguindo trabalhar com as dificuldades dessa pandemia e por isso é só agradecimento”, reforçou o produtor rural.


Prefeito de Espigão enfatizou a importância da parceria do Estado com município

Para o presidente da Emater Rondônia, Luciano Brandão, o apoio e os incentivos garantidos pelo Governo do Estado têm transformado a agricultura rondoniense. “O Executivo Estadual está sempre levando notícias boas e políticas públicas para os nossos produtores.

Estamos muito felizes em estar aqui com o governador Marcos Rocha, lançando o ‘Plante Mais’ em Espigão do Oeste. Em todo o Estado, são mais de 5,3 milhões de mudas de café sendo entregues e também 600 mil mudas de cacau. Mudas de café e de cacau clonal, que garantem a qualidade e produtividade das lavouras”, ressaltou o presidente da Emater.

Após a distribuição das mudas aos municípios rondonienses, cabe às Prefeituras Municipais entregá-las aos produtores. São parcerias como essa que fazem a diferença na gestão pública, garante o prefeito de Espigão do Oeste, Weliton Pereira Campos.

“É importante agradecer! Eu não poderia deixar de agradecer a todos vocês do Governo de Rondônia e dizer que o município está à disposição. Sempre que for possível, a gente conta com essa parceria e quem ganha somos nós. Produzir, aqui em Espigão é o nosso lema e essa parceria entre Estado e Município, quem ganha são os produtores rurais”, finalizou o prefeito.

Fonte: Giliane Perin Fotos: Daiane Mendonça Secom
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem