Polícia Civil auxilia no transporte de órgãos para transplante

Polícia Civil auxilia no transporte de órgãos para transplante


Porto Velho, RO - A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio de seu Serviço Aeropolicial– SAER, em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar-CBMRO e a Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia - SESAU, realizou na manhã deste domingo (20/02), o transporte de uma equipe médica de Porto Velho-RO para Cacoal-RO.

Os profissionais de saúde realizaram a coleta de órgãos(2 córneas, 2 rins e 1 fígado) que seguirão numa aeronave da FAB com destino a Brasília, onde o transplante será realizado.

O diretor do Departamento de Polícia Especializada -DPE e do SAER, Paulo Kakionis, enfatizou a importância da aeronave, fruto da apreensão da Polícia Federal e da Força Aérea Brasileira – FAB interceptada com mais de meia tonelada de cocaína, mas que agora serve a sociedade combatendo à criminalidade e fazendo o bem.

Para que um transplante de coração seja bem-sucedido, o órgão deve sair do doador e chegar ao receptor em menos de seis horas. É uma corrida contra o tempo, cujo sucesso depende fundamentalmente da agilidade do transporte. Neste sentido, os anjos da PCRO e CBMRO(via termo de cooperação) congregam esforços para salvar vidas.

O avião bimotor Beechchaft Baron 58 foi concedido pela Justiça Federal à PCRO. A Aeronave é a primeira do SAER e foi batizada de Harpia 01. O avião tem diversas funcionalidades dentre elas: O mapeamento de regiões em conflitos agrários, transporte da tropa em operações, agilidade no combate à criminalidade, além de atender questões sociais como o translado de órgãos e vacinas contra covid-19.

Fonte: Assessoria PCRO
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem