Bancos não terão expediente

Bancos não terão expediente

O atendimento será retomado às 12h da quarta-feira de cinzas (2). A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) orienta os clientes a usarem os canais digitais durante esse período


Porto Velho, RO
- Apesar do cancelamento do carnaval em vários municípios do país, os bancos não terão expediente nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. O atendimento voltará na quarta-feira de cinzas, dia 2, ao meio-dia. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado para garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), a decisão respeita uma resolução do Banco Central. O diretor adjunto de Serviços da instituição, Walter Faria, ressalta que as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remoto de atendimento, como a internet e o mobile bank.

Por meio deles, é possível realizar agendamentos, pagamentos de contas e transferências, DOCs, TEDs e transações instantâneas como é o caso do PIX nos dias em que não houver expedientes bancários nas agências. "Lembrando que os canais digitais dos bancos são seguros e os volumes significativos de transações e adesões ao PIX comprovam a eficiência e aceitação desse meio de pagamento, que trouxe conveniência e facilidade para os clientes em suas transações financeiras do dia a dia.”

Já as contas de consumo, como água e energia, e os carnês com vencimento nos dias 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagos sem acréscimos na quarta-feira (2). "Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso de títulos que têm código de barras, agendar os pagamentos nos caixas eletrônicos, internet banking.”

Ponto Facultativo

As festas de carnaval em todo país foram suspensas após o avanço da variante Ômicron. Desfiles de escolas de samba foram adiados e os tradicionais blocos de rua foram cancelados. Cidades como Rio de Janeiro e Salvador decretaram que as repartições públicas vão funcionar nos dias da folia. O carnaval de 2022 acontece entre os dias 26 de fevereiro a 2 de março.

Segundo o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), o expediente será normal e fiscais vão às ruas para coibir possíveis aglomerações. " Vamos ter operações especiais para tentar coibir e evitar aglomerações. Teremos equipes permanentes, onde seriam os circuitos tradicionais de Barra Ondina e no centro, inclusive no centro histórico, no Pelourinho." Reis ressalta que haverá aulas na rede municipal de ensino.

Já no Rio de Janeiro, os desfiles das escolas de samba foram adiados para abril. Segundo o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), os blocos permanecem proibidos porque uma fiscalização segura não poderia ser realizada. "O carnaval de rua, por sua própria natureza e pelo aspecto democrático, ele gera a impossibilidade de se exercer qualquer tipo de fiscalização.”

Fonte: Brasil 61
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem