Governo de RO retoma serviço de atendimento pediátrico domiciliar e reforça o cuidado infantil no estado

Governo de RO retoma serviço de atendimento pediátrico domiciliar e reforça o cuidado infantil no estado


Cuidado pediátrico em casa garante recuperação segura e humanizada

Porto Velho, RO - Com a finalidade de oferecer segurança, humanização e continuidade nos cuidados com as crianças que já não necessitam de internação hospitalar intensiva, mas que ainda demandam acompanhamento multiprofissional, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), retorna os atendimentos domiciliares pediátricos pelo Serviço de Atendimento Multidisciplinar Domiciliar (SAMD).

A iniciativa, conduzida em parceria entre o Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) e a coordenação do SAMD, reativa um modelo de cuidado que alia qualidade assistencial, humanização e eficiência na gestão hospitalar para pacientes pediátricos.

O governador Marcos Rocha afirma que o cuidado da saúde infantil é essencial para esta gestão. “Este modelo diminui o tempo de internação de crianças, libera leitos que antes ficavam ocupados no hospital, permitindo atender novos pacientes e fortalecer a rede hospitalar do estado”.

COMO FUNCIONA




O processo de atendimento é realizado de forma organizada e segura. Médicos, enfermeiros e demais profissionais identificam, dentro do hospital quais crianças podem ser inseridas no cuidado domiciliar. Realizam uma avaliação detalhada ainda no ambiente hospitalar, analisando necessidades específicas no domicílio e, quando todos os critérios de segurança e estrutura estão atendidos, ocorre a desospitalização do paciente. A ação é conduzida pelos profissionais de saúde e não depende de solicitação por parte dos pais, sendo feita de acordo com a necessidade identificada pelos profissionais.

A diretora do SAMD, Elza Gabriela Pereira explica que a avaliação criteriosa garante que o domicílio esteja adequado antes da desospitalização, promovendo a recuperação em um ambiente familiar e reduzindo o tempo de internação. “O SAMD também libera leitos de média e alta complexidade do Hospital Infantil Cosme e Damião, priorizando a saúde e o bem-estar das crianças”, detalha.

Com a reativação do programa, crianças que já não necessitam de cuidados intensivos hospitalares passam a receber atendimento em seus lares. A diretora do HICD, Fransciane de Souza Santana afirma que o retorno do SAMD contribui diretamente para a gestão da rede de saúde. “A iniciativa reduz o tempo médio de internação, libera leitos pediátricos e amplia a capacidade do HICD em atender novos pacientes, fortalecendo a rede assistencial em todo o estado”.

Outro ponto relevante é o papel do SAMD na promoção de políticas públicas modernas e sustentáveis de saúde. Ao proporcionar acompanhamento domiciliar, o programa se alinha às estratégias nacionais de humanização do atendimento, ampliando o alcance dos serviços públicos de forma eficiente e próxima da comunidade.

De acordo com o secretário de Saúde, a retomada do serviço pediátrico no SAMD simboliza não apenas um avanço operacional, mas também o compromisso do governo de Rondônia em garantir uma assistência de qualidade. “É prioridade dessa gestão estadual colocar a criança no centro do cuidado e assegurar dignidade, segurança e qualidade de vida às famílias rondonienses”.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem