Equipe de Vacinação Sem Fronteiras inicia ações em Porto Velho com foco na região da Ponta do Abunã

Equipe de Vacinação Sem Fronteiras inicia ações em Porto Velho com foco na região da Ponta do Abunã

Prefeitura é parceira na ação da Agevisa, chegando nas localidades de fronteira com com a Bolívia e o Acre

Ação oferece todas as vacinas do calendário

Porto Velho, RO - A Equipe de Imunização do município de Porto Velho, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), deu início na segunda-feira (1º) às atividades da campanha “Vacinação Sem Fronteiras”, nas comunidades localizadas nas regiões de fronteira com a Bolívia e o Acre.

Na capital, as ações tiveram início nos distritos de Nova Califórnia e Extrema, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em localidades remotas e de difícil acesso. A missão é proteger o município de fronteira com a Bolívia da entrada do Sarampo e aumentar a cobertura vacinal, oferecendo não só o imunizante contra o Sarampo, mas todas as vacinas.

No distrito de Nova Califórnia, as ações aconteceram durante todo o dia, na unidade de saúde local, onde foram aplicadas 154 doses de vacinas. A equipe também se deslocou para duas comunidades mais afastadas do perímetro urbano: a comunidade Baixa Verde, situada a cerca de 10 km do distrito, e, no período da tarde, a Escola Municipal União da Vitória, localizada no ramal dos Pioneiros, a aproximadamente 16 km da sede do distrito. Este último ponto é estratégico, pois situa-se na chamada fronteira tríplice, região onde se encontram Rondônia, Acre e Bolívia.


Ações aconteceram durante todo o dia, na unidade de saúde local

Já no distrito de Extrema, o atendimento concentrou-se inicialmente na unidade de saúde local, com 87 doses aplicadas. Deslocamentos para outras localidades estão programados para os próximos dias.

A equipe permanecerá atuando nos distritos de Nova Califórnia e Extrema até quarta-feira (3). A partir de então, os trabalhos seguirão para outras localidades da região da Ponta do Abunã, como Vista Alegre do Abunã, Abunã/Vila da Penha, Nova Mutum e União Bandeirantes, conforme o calendário de vacinação.

Essa ação faz parte da 4ª edição da Campanha Estadual “Vacinação Sem Fronteiras”, promovida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). A campanha acontece entre os dias 1º e 10 de setembro e visa levar vacinas, insumos e equipes de saúde a municípios de fronteira e de baixa cobertura vacinal.


Equipe permanecerá atuando nos distritos de Nova Califórnia e Extrema até quarta-feira (3)

A iniciativa contempla nove municípios de fronteira — Porto Velho (Ponta do Abunã), Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Pimenteiras do Oeste e Cabixi — além de quatro cidades com baixa cobertura vacinal: Alvorada do Oeste, Cacaulândia, Corumbiara e Santa Luzia d’Oeste.

A campanha reforça o compromisso da Prefeitura de Porto Velho e da Agevisa em levar atendimento de saúde a populações isoladas, fortalecendo a imunização e prevenindo doenças em áreas estratégicas do estado.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem