Mulheres e idosos têm direito de embarque e desembarque dos ônibus fora dos pontos fixados após as 22 horas

Mulheres e idosos têm direito de embarque e desembarque dos ônibus fora dos pontos fixados após as 22 horas

Ivaneide dos Santos conta que precisa descer em um ponto menos movimentado na Estrada 13 de Setembro

Porto Velho, RO - Desconhecido por grande parte da população de Porto Velho, o direito de embarcar ou desembarcar fora do ponto de ônibus para mulheres, após as 22 horas, é fundamental para a segurança da população feminina e também idosos da capital, que podem solicitar ao motorista do ônibus o embarque ou desembarque em local diferente dos pontos tradicionais, desde que o pedido seja feito após as 22 horas. O objetivo é oferecer maior segurança, minimizando o risco, por exemplo, de assaltos, agressões e outros tipos de violências.

Moradora do bairro Castanheira, zona Sul da cidade, a dona de casa Ivaneide dos Santos conta que sempre utiliza o transporte público e, principalmente à noite, precisa descer em um ponto menos movimentado na Estrada 13 de Setembro, mais conhecida como Estrada dos Japoneses, o que sempre gera medo e insegurança.

“Eu não conhecia essa iniciativa, achei muito legal porque onde eu desço é meio escuro e sem muita movimentação de pessoas no horário, então isso causa medo. Agora fico mais seguro e que as mulheres possam usar esse direito”, disse a dona de casa.


Ariuxa Rodrigues não sabia desse direito e ficou animada

A estudante Ariuxa Rodrigues também não sabia desse direito e ficou animada com a possibilidade de utilizar o transporte público à noite. “Eu achei bom porque pelo menos eu saio com mais segurança e posso descer no local que eu quiser, mais perto de casa. Além disso, quem precisa estudar, trabalhar ou ir para a igreja pode fazer tudo isso mais tranquilo. Uma iniciativa que só veio para beneficiar a população”, concluiu a estudante.

A ação de divulgação da medida é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, realizada através da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) e também da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. É importante destacar que é necessário solicitar ao motorista com antecedência o local aproximado onde deseja desembarcar e escolher um local seguro e dentro do trajeto da linha para o desembarque.


Ações da cidade que avançam em direção a um modelo de transporte público mais inclusivo

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Anne Cleyanne, o objetivo é garantir ainda mais segurança para as mulheres e idosos da capital. “A gente sabe que a violência contra a mulher não escolhe lugar nem horário, por isso, essa pode parecer uma medida simples, mas que pode fazer uma grande diferença na vida dessas mulheres que utilizam o transporte público. Nossos idosos, que também é um grupo vulnerável, também recebe esse direito”, finaliza a coordenadora.

Vale destacar que, apesar da existência da lei, muitos passageiros desconhecem esse direito em Porto Velho. Ao assegurar maior proteção às mulheres e idosos, a Prefeitura de Porto Velho segue com a missão de humanizar os serviços, assim como o transporte público. São ações da cidade que avançam em direção a um modelo de transporte público mais inclusivo e, principalmente, seguro.

Fonte: Texto: André Oliveira Fotos: Leandro Morais
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem