
Porto Velho, RO - A poucos dias da entrada em vigor das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros, três governadores de peso subiram o tom contra o governo do presidente Lula (PT), neste sábado (26), durante evento promovido pela XP.
Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Júnior (PSD-PR) criticaram duramente a condução do petista diante da decisão do presidente norte-americano Donald Trump, que estipulou sobretaxas de até 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Falando para uma plateia formada por investidores, empresários e economistas, os governadores foram aplaudidos várias vezes ao se posicionarem contra o que chamaram de “omissão” e “irresponsabilidade” por parte do governo Lula.
“O governo [de Lula] não sabe onde quer chegar. Sobre um tema tão sério como esse tarifaço do Trump, o Brasil prefere se vitimizar. Isso já aconteceu com a China, com a Índia, com o Canadá, com o México”, afirmou Ratinho Júnior.
Tarcísio, mostrou preocupação direta com os impactos da medida sobre o agronegócio paulista, especialmente na exportação de laranja.
“Estamos conversando com parlamentares americanos, empresas, agentes do governo dos EUA. Mas aqui, internamente, vemos um governo querendo dividir o país em vez de defender nossos interesses”, criticou.
Já Caiado, reclamou da falta de diálogo e da ausência de uma reação diplomática concreta por parte do governo federal.
“Nem eu, nem o Tarcísio, nem o Ratinho fomos consultados. Estamos sofrendo por uma irresponsabilidade do senhor Lula, que até agora não mandou ninguém para atuar pela chancelaria”, disparou.
Fonte: DP Redação