
Porto Velho, RO - Ariquemes – Hoje o município de Ariquemes tem dois representantes na Assembleia Legislativa (Ale), os deputados Alex Redano e o delegado Rodrigo Camargo, ambos do Republicanos, mas a mobilização visando as Eleições Gerais de outubro de 2026, quando somente não serão reeleitos e eleitos prefeitos e vereadores, já é intensa. Rodrigo Camargo estaria disposto a concorrer ao Senado, onde teremos duas vagas, hoje ocupadas por Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (PL). Tanto Confúcio como Rogério estariam se preparando para concorrer à sucessão estadual. Confúcio, que preside o MDB no Estado já foi governador em dois mandatos seguidos, antes de eleger-se senador. Rogério foi candidato em 2022, chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Marcos Rocha (União), que se reelegeu.
Ariquemes II – O futuro de um político de comprovada ascensão, Redano, que foi vereador, se reelegeu e foi presidente da câmara; se elegeu deputado e a esposa, Carla, vereadora. Depois ela foi presidente do legislativo municipal, e hoje prefeita reeleita em 2024. Redano ocupa pela segunda vez a presidência da Ale-RO. A princípio estaria formatando mais uma reeleição e a esposa a concorrer a uma das oito vagas à Câmara Federal em 2026. Como é um político organizado, estratégico e ótimo conciliador, Redano poderá até, dependendo do futuro do vice-governador Sérgio Gonçalves, que a princípio deverá assumir o governo em abril de 2026, porque o governador Rocha deverá renunciar para concorrer ao Senado, tomar outros rumos. Nos bastidores, comenta-se, que Redano poderá assumir o Governo do Estado, porque Sérgio estaria inelegível e, com a futura renúncia de Rocha, assumir o governo, porque é o presidente do Legislativo Estadual e concorrer à reeleição. Quem viver verá...
BR 364 – Há semanas o tráfego de veículos pela BR 364, sobre as pontes no Rio Candeias, em Candeias do Jamari está limitado ao sistema pare/siga. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT está restaurando as pontes, que não ofereciam plenas condições de segurança. A reabilitação das pontes, segundo técnicos do DNIT, utiliza pela primeira vez no Estado, tecnologia extradossada, um sistema híbrido entre pontes entaiadas (suspensa por cabos de sustentação que partem diretamente de um mastro e vão até o tabuleiro da ponte) que garante mais segurança, durabilidade, fluidez no tráfego, além de menor impacto ambiental, dentre outras melhorias. A BR 364 foi inaugurada na década de 80. Após praticamente 4 décadas pouco foi feito em termos de adequação tecnológica na rodovia onde trafegam em média, durante o período de safras de grãos (soja, milho, café), cerca de 2,5 mil carretas, bitrens, treminhões/dia, além dos veículos de passeio.
Pontes – Pela BR 364 são exportadas, a exemplo dos grãos (parte da produção do Mato Grosso, também) a carne bovina, pois Rondônia está entre os seis maiores produtores do País, sem vacinação de aftosa. Grãos e carne são exportados pelo porto do Rio Madeira em Porto Velho. O trecho de maior movimento da 364 é de Vilhena, na divisa com o Mato Grosso, a Porto Velho, com cerca de 700 quilômetros. Como Rondônia é um Estado, além de produtivo (agricultura e pecuária), também conta com uma enorme bacia hidrográfica sendo cortado por vários rios, que desaguam no Madeira, por isso existem inúmeras pontes na 364 de Vilhena a Porto Velho. Como os veículos de carga atuais transportam até 60 toneladas, bem diferentes da época da inauguração da rodovia, que era em torno de 10 toneladas, as demais pontes foram readequadas? Elas têm suporte, estrutura para garantir segurança para os veículos, que transitam pelo trecho nos dias atuais? Com certeza que não. Nossos políticos devem cobrar do DNIT providências sobre a situação.
Candidato – As constantes andanças do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, presidente do diretório regional do PSDB pelo interior do Estado demonstram que ele, realmente está empenhado em concorrer à sucessão estadual em 2026. Na última semana esteve percorrendo o Cone Sul e manteve contato com o diretor do site “Extra de Rondônia”, Orlando Labajos, onde falou sobre seu futuro político visando as Eleições Gerais de outubro do próximo ano. Chaves presidente da Associação Rondoniense dos Municípios-Arom e, nas suas visitas pelo interior, além de manter contato com os prefeitos onde discute situações regionais, e sobre a sua experiência como prefeito em dois mandatos da Capital de Rondônia, cargo que deixou com cerca de 80% de aprovação. “Estou visitando prefeituras em todo o Estado, ajudando sempre os prefeitos As pessoas me abordam nos quatro cantos de Rondônia”, disse Hildon Chaves.
Respigo
Comentários no interior entre lideranças políticas sobre as eleições gerais de outubro de 2026 são inúmeros e crescentes, apesar do longo período para a visita às urnas. O prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD) pretende mesmo ser candidato a governador, a vice, nem pensar +++ Isso significa, que dificilmente teremos uma parceria entre PSDB e PSD nas eleições do próximo ano. O ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, que preside o PSDB no Estado gostaria de ter Fúria como vice, mas... +++ Também está sendo trabalhada uma parceria entre Hildon e o ex-prefeito (dois mandatos seguidos), de Ji-Paraná, o ex-deputado estadual Jesualdo Pires (PSB). Com a decisão de Fúria em concorrer a governador, não está descartada a dobradinha Hildon/Jesualdo +++ O prefeito de Porto Velho, Leo Moraes (Podemos) com pouco mais de seis meses de governo já promoveu alterações em sua equipe de governo e, em breve, deverá empossar um importante articulador em cargo fundamental na prefeitura. Quem viver verá +++ Para muitos não será novidade. Nas próximas colunas o assunto será abordado com mais detalhes sobre a informações. Após a final da Copa do Mundo de Clubes, com o Chelsea vencendo (3x0) o todo poderoso PSA, sagrando-se campeão do mundo, o Campeonato Brasileiro foi retomado. O Flamengo (2x0) venceu com facilidade o São Paulo, no Maracanã lotado.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica