
Por Lúcio Albuquerque
RONDÔNIA
1942 – O presidente Getúlio Vargas manda o Ministério da Fazenda analisar a proposta, com aval de outros ministérios, da criação de um Território Federal na área coberta pela ferrovia Madeira-Mamoré.
1946 – Na Assembleia Nacional Constituinte um tema vital para o Norte: a divisão do Acre em dois Territórios e as extinções dos de Rio Branco (Roraima), Amapá e Guaporé (RO). As propostas não foram aprovadas.
1982 – Tomam posse aos primeiros 25 juízes do Poder Judiciário e os primeiros 19 promotores de Justiça.
1982 – O governador Jorge Teixeira confirma que o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem foi autorizado a tratar do asfaltamento da BR-364 de Vilhena até o Rio Abunã.
1984 – A secretaria de Segurança confirmou que famílias inteiras de nordestinos trazidas por “gatos”, estão sendo “vendidas” a donos de terras no Vale do Guaporé. Há 3 anos a denúncia envolveu o mesmo quadro, só que em Ariquemes.
1987 – O juiz Valter de Oliveira manteve a prisão preventiva de 3 dos 5 membros da quadrilha liderada pelo estuprador “Gato”. A polícia ainda caça dois outros membros.
90 – Para recompor o asfalto na BR-364 em Rondônia o BEC precisa que o governo federal libere os recursos para contratação de pessoal e compra de equipamentos, conforme o comandante do 5º BEC, coronel José Ricardo Siqueira.
HOJE É
Dia do Guarda Rodoviário (ou Dia do Policial Rodoviário).
Católicos celebram Santa Brígida da Suécia,.
BRASIL
1840 - Dom Pedro II é declarado maior de idade aos 14 anos, assumindo o trono e encerrando o período da Regência. 1932 – Morre Santos Dumont, o “pai” da aviação. 2014 — Morre Ariano Suassuna (n. 1927), escritor e poeta brasileiro.
MUNDO
1942 – Nazistas inauguram o campo de extermínio de Treblinka, na Polônia, um dos locais do Holocausto contra judeus e minorias.
Em 1989 a proposta sobre a cidade-capital do Estado acendeu ânimos, como acontecera na década de 1930 quando lideranças de Guajara-Miriom pediram ao presidente Getúlio Vargas (na foto visitando a 3ª Cia se fronteira, atual 17ª Brigada) a criação de um Território, mas com a capital em Guajará-Mirim.
O projeto envolvia apenas terras do Estado de Mato Grosso, de Vila Bela a Santo Antonio, com a capital em Guajará, mas a decisão de Vargas, em 1943, foi o Território do Guaporé (desde 1956 Rondônia) com a capital em Porto Velho, então pertencente ao Amazonas.
Quando o projeto de criação do Estado começou a tramitar na Câmara Federal lideranças da BR falavam em propor a mudança o que aconteceu novamente na discussão da 2ª Constituinte e, novamente mais tarde, com a proposta de mudar tudo.
A ideia agora era dividir Rondônia em duas partes, com a capital em Vilhena ou Cacoal, sob a alegação de que era mais próxima aquela região de Cuiabá (a 700 KM de Vilhena e mesma distância para Porto Velho), uma nova ideia que não conseguir vicejar.