O Dia na História - BOM DIA 13 JULHO

O Dia na História - BOM DIA 13 JULHO



Por Lúcio Albuquerque

RONDÔNIA

1919 – Confirmada a instalação de um gerador de energia elétrica em Espiridião Marques (G.Mirim), e a seguir um cinema.

1941 – O delegado de Polícia (PVh) manda apreender os materiais de casas de jogos do azar, e pender seus responsáveis.

1952 – O bispo d. João Batista Costa (PVh) e outras autoridades cumprimentaram o jornalista Carlos Mendonça, diretor do “Alto Madeira”, pelo lançamento de edições diárias do jornal.

1976 – Iniciada a construção da escola Vital Brasil, a primeira em Rolim de Moura, tendo como professora Enilda do Carmo Lopes.

1981 – Em Brasília, o deputado Gerson Camata (ES) acusa o governador Jorge Teixeira (RO), de “gastar dinheiro público em promoção pessoal”.

1987 – Com a eleição sub judice, a CBF intervém na Federação de Futebol de Rondônia, nomeando interventor o coronel Walnir Ferro.

1990 – Insuflado por pesquisas que o apontam como único dos 8 candidatos, que pode ser eleito governador no 1º turno, o senador Olavo Pires não irá ao debate promovido pela Adunir.

HOJE É
Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente. Dia Mundial do Rock. Dia do Cantor. Dia do Engenheiro de Saneamento.
Católicos celebram Nossa Senhora Rosa Mística, 3ª Aparição da Virgem em Fátima, Santa Teresa de Jesus dos Andes, Santa Clélia Barbieri, Santo Henrique II, Santo Esdras, São Silas,

BRASIL
1640 — Jesuítas são expulsos do Colégio (SP) por defenderem a bula do papa Paulo III sobre a não escravização de índios.
2014 — Alemanha 1x0 Argentina, na final da Copa do Mundo no Brasil.

MUNDO
1923 — Inaugurado o letreiro “Hollywood”, nas colinas de Los Angeles. 1930 — No Uruguai, 1930 — No Uruguai 13 seleções (o Brasil incluído) iniciam a 1ª Copa do Mundo de Futebol.

O GAROTO TESTEMUNHA DA HISTÓRIA

Conheci o garoto Roberto Gutierrez em 1976, quando fui a Vila Rondônia a serviço do jornal “A Tribuna”, e ele entregava desses jornais naquela cidade. Ele é Testemunha da História de Ji-Paraná e de Ouro Preto.

(Em 1969) “O homem estava a caminho da Lua e eu saía com minha mãe, de São Paulo para Vila de Rondônia” (*). “Eu estava na hora e lugares certos, no início do PIC Ouro Preto (1970) e das instalações dos municípios de Ji-Paraná (1977) e Ouro Preto. Em Ji ocorreu um fato curioso: a TV (Ji-Paraná) chegou primeiro que o rádio” (a Alvorada foi inaugurada em 1978).

Gutierrez viu isso acontecer. “Tenho 5 filhos, 3 deles nascidos no extinto Pró-Saúde, e netos”.

Lembra de amigos que partiram e são patronos, como “o doutor Ciro Escobar (Biblioteca); o Jovem Vilela(escola); o Genivaldo José de Sousa (ginásio de Esportes “Gerivaldão”); o Toninho da Mabel (Rodoviária); o Claudionor Roriz (Hospital Municipal)”.

(*) https://folhaderondonianews.com/news/2017/11/14/ji-parana-e-parte-da-minha-vida-de-uma-historia-que-ajudei-a-escrever/
Gutierrez: “Sou um contador de histórias e me emociona falar disso”.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem