O Dia na História - BOM DIA 06 JULHO

O Dia na História - BOM DIA 06 JULHO



Por Lúcio Albuquerque

RONDÔNIA

1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.

1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo) foi o grande sucesso no baile na Associação Recreativa de Porto Velho, interpretando valsas.

1947 – O governador Joaquim Vicente Rondon cria o jornal “O Guaporé”, como órgão oficial do Território. Extinto a seguir pelo sucessor Frederico Trota.

1947 – Intitulado “Bandeirantes do Oeste” publicada a poesia dedicada aos seringueiros, seus desafios e sua participação no desbravar do Território.

1949 – Em Porto Velho o governador Ademar de Barros (SP) confirma: é candidato a presidente ano que vem.

1984 – O MEC informa à Universidade Federal de Rondônia vai reconhecer seus 3 primeiros cursos: Economia, Administração e Ciências Contábeis.

2000 – A Assembleia Legislativa aprova a Lei 233, e Rondônia é o 1º Estado do país a ter legislação específica para seu Zoneamento Socioeconômico e Ecológico.

HOJE É
Dia Internacional do Cooperativismo. Dia Mundial das Zoonoses (ONU). Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. Dia do Ingresso das Mulheres na Marinha (BR).
Católicos celebram Santa Maria Goretti,

BRASIL
1871 — Morre Castro Alves (n. 1847), o “o poeta dos escravos”, autor de “O navio negreiro” e obras principais “Espumas Flutuantes” e “Hinos do Equador”.
1971 – Morre Raimundo Irineu Serra (n. 1.892), fundador da doutrina do Santo Daime.

MUNDO
1348 — O Papa Clemente VI inocenta os judeus de terem causado a Peste Negra.
1885 — Louis Pasteur testa com sucesso sua vacina antirrábica, em um garoto mordido por um cão raivoso.
1959 – Embrião dos Beatles: o 1º encontro John Lennon/Paul McCartney em Liverpool.

A FOTO DO FATO (III)

Dezesseis anos depois do presidente JK derrubar uma árvore próxima a Vilhena, o governador Humberto Guedes derruba (FOTO (*) a primeira árvore para iniciar a construção da cidade de Ariquemes.

Dois fatos que beneficiaram muito a Amazônia Ocidental e o então Território Federal, no primeiro caso a construção da rodovia BR-364 e a colonização que impulsionou a criação do Estado e, no caso de Ariquemes, fazer surgir um município-polo de uma região vital para Rondônia.

Imaginemos que JK não tivesse aceitado o desafio (sugiro ler “JK – O Artista do Impossível”, autor Cláudio Bojunga), livro narrando as várias obras do presidente que prometeu “50 anos em cinco”, e fez mais.

Humberto Guedes, que ficou pouco mais de 3 anos no “Presidente Vargas”, plantou bem e é só ver suas obras para se ter a dimensão delas na construção do Estado.

Nos dois casos, se pensamos ocorressem atualmente, seria um “deus nos acuda”, como vem acontecendo no jogo de empurra em que se encontra o reasfaltamento da BR-319. A história mostra o quanto foi importante as duas árvores serem abatidas.
(*) F. Manoel Nascimento
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem