
A concessão visa melhorar a infraestrutura e gerar mais de 2.000 empregos, com destaque para a reforma da ponte sobre o rio Candeias
Porto Velho, RO - Na quinta-feira (18), foi assinado em Brasília o contrato de concessão da BR-364, no trecho entre Porto Velho e Vilhena, marcando o início de um novo ciclo de investimentos e modernização de uma das rodovias mais importantes do Norte do Brasil. O acordo foi celebrado entre o Governo Federal e a concessionária Nova 364, que assumirá a administração da estrada.
Apesar de a assinatura ser um marco significativo, o início formal da concessão depende da publicação do termo de arrolamento, que registra todos os bens e ativos a serem transferidos para a administração da concessionária. Mesmo antes dessa formalidade, a Nova 364 já iniciou diversas frentes de obra, com um termo de cooperação técnica com o DNIT que permite a execução de trabalhos imediatos.
Atualmente, a concessionária realiza obras em quatro frentes de serviço, incluindo sinalização e recuperação de obras de arte especiais (OAE), com foco em melhorar a segurança e a infraestrutura da rodovia em cidades como Porto Velho, Ariquemes, Itapuã do Oeste, Vilhena e Pimenta Bueno. A concessionária estima a geração de cerca de 2.000 empregos diretos e indiretos, trazendo novas oportunidades de trabalho para a região.
Uma das principais intervenções já em andamento é a reforma da ponte sobre o rio Candeias, que está sendo ampliada e modernizada com recursos próprios da Nova 364. A ponte, que atualmente tem 10 metros de largura, passará a ter 16 metros, além de receber mais uma faixa de pedestres e um acostamento adicional. Essa obra visa melhorar a fluidez e a segurança no tráfego, atendendo ao aumento do fluxo de veículos.
Outro exemplo do compromisso da Nova 364 com a segurança viária foi a rápida mobilização das equipes após a identificação de uma erosão no pavimento da BR-364, a cerca de 70 quilômetros de Vilhena. O problema, que representava risco de desbarrancamento, foi resolvido em menos de 24 horas.
A BR-364 é fundamental para a logística do estado, especialmente como parte da Rota Agro Norte, essencial para o escoamento da produção agrícola. A assinatura do contrato de concessão representa a consolidação de um modelo que une investimentos privados à melhoria imediata das condições de tráfego, beneficiando a infraestrutura da região antes mesmo do início formal da operação.