
Porto Velho RO - Favoritismo confirmado: Oscar Piastri venceu o GP da Espanha, na manhã deste domingo (01), e Lando Norris completou a dobradinha da McLaren na Espanha. O resultado mantém a dupla nas primeiras colocações do Mundial de Pilotos e a credencia a brigar pelo título da temporada.
Max Verstappen fez uma corrida estratégica e teve bom desempenho, mas uma relargada ruim a seis voltas do fim possibilitou a Leclerc superar o holandês, que ainda perdeu posição para Russell, para completar o pódio. Verstappen ainda recebeu punição na disputa com os rivais e terminou em 10º.
"Foi um fim de semana muito bom, estou muito orgulhoso. Tem sido um ano fantástico e era um fim de semana que eu planejava pontuar. A equipe tem um carro perfeito", disse Piastri após a vitória.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, fez a sua corrida de maior destaque na temporada e foi o 12º, mas ainda não chegou ao sonhado primeiro ponto na divisão de elite do automobilismo.
Em largada limpa, Piastri e Verstappen se dão bem
O GP da Espanha ficou desfalcado antes mesmo de começar. Lance Stroll, da Aston Martin, desistiu da disputa em razão de uma contusão antiga no punho. Como o piloto disputou a classificação no sábado (31/05) - largaria em 14º -, o regulamento não permite a substituição para a corrida.
Com os outros 19 competidores aptos (Tsunoda largou dos boxes), vantagem para Piastri. O piloto da McLaren largou muito bem e manteve a ponta, mas viu Norris, seu companheiro de equipe, perder a segunda colocação para Verstappen em um início ousado do tetracampeão. A Ferrari também teve intensidade no início. Hamilton assumiu a 4ª colocação, logo à frente de Leclerc.
Jogo de estratégias da McLaren contra Verstappen
Na 12ª volta, Verstappen viu a aproximação de Norris e já avisou à equipe que a aderência dos pneus da Red Bull era inferior aos concorrentes. Na volta seguinte, o holandês não ofereceu resistência, perdeu a posição e foi para os boxes. Ele retornou em 8º, mas logo ganhou posições, fez uma linda ultrapassagem sobre Kimi Antonelli e voltou a pressionar as McLaren. Na 23ª volta, com as paradas dos rivais, Verstappen assumiu a ponta pela primeira vez.
Apesar do ritmo forte, Verstappen teve que novamente trocar pneus na 30ª volta, claramente abrindo a estratégia de 3 pits ao longo da corrida. A movimentação foi comentada pelo rádio por Norris, considerando que fazer uma parada a menos foi a escolha mais indicada para ficar à frente do holandês. Naquele momento, Piastri e Norris voltavam a ficar absolutos na pista.
A esperada terceira parada de Verstappen chegou na 48ª volta. A McLaren, então, levou os seus dois pilotos aos boxes em sequência. Com um bom trabalho na troca de pneus, as posições foram mantidas, e desta vez o holandês não fez frente à supremacia dos líderes do campeonato
Safety Car traz mais emoção no fim
Com a entrada do Safety Car faltando 10 voltas , novas esperanças de mudanças de posição com a relargada. A seis voltas do fim, a corrida recomeçou e mudou o panorama da corrida. Verstappen vacilou e foi superado por Leclerc e depoispor Russell. A falha foi creditada ao piloto pelos pneus duros de sua última parada.
Bortoleto faz corrida consistente, mas segue sem pontuar
Bortoleto, da Sauber, que na Espanha teve a sua melhor posição no grid nesta temporada, manteve a 12ª colocação na largada e o bom ritmo até ser chamado aos boxes na 20ª volta, no momento que era o 10º.
O brasileiro trocou os pneus com um tempo ruim e caiu momentaneamente para a última colocação. No entanto, retomou o bom desempenho e escalou no pelotão intermediário, com destaque para bela ultrapassagem em Sainz. Após nova troca de pneus, no entanto, o brasileiro não conseguiu se recuperar e terminou na 12ª colocação.
Fonte: DAND