Trabalhador de granja no RS é monitorado por possível infecção de gripe aviária

Trabalhador de granja no RS é monitorado por possível infecção de gripe aviária


Frangos de granja. (Foto: Divulgação/Seagri).

Por Camile Soares



Porto Velho, RO
- A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) informou que um trabalhador da granja em Montenegro, onde foi confirmado um foco de gripe aviária, apresentou sintomas gripais após contato com aves infectadas.

Ele está em isolamento domiciliar e teve amostras enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, com resultado previsto para esta semana.

Em nota, a SES informou que intensificou o monitoramento de pessoas após a detecção do vírus em aves na granja de Montenegro e no Zoológico de Sapucaia do Sul.

Desde a última sexta-feira (16), trabalhadores desses locais estão sendo acompanhados pelas equipes de Vigilância em Saúde, conforme os protocolos oficiais.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) destacou que o risco de infecção humana é baixo, sendo a transmissão geralmente restrita a contatos diretos e frequentes com animais doentes, vivos ou mortos. Alimentos bem cozidos não oferecem risco, e a transmissão entre pessoas é extremamente rara.

De acordo com os protocolos, pessoas expostas a aves contaminadas são monitoradas por um período de dez dias. Um caso humano só é considerado suspeito quando há sintomas clínicos associados a exposição a aves infectadas.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem