Porque o governador Marcos Rocha será candidato em 2026, Senado retira de pauta ampliação de mandatos, prefeito e vereador de São Felipe do Oeste no DER

Porque o governador Marcos Rocha será candidato em 2026, Senado retira de pauta ampliação de mandatos, prefeito e vereador de São Felipe do Oeste no DER



Porto Velho, RO - Reeleição – A proposta de emenda à Constituição com o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos, que estava tramitando no Senado foi retirada de pauta no início da semana, após pedido de vista da senadora Eliziane Gama, do PSD, do Maranhão. Ela argumentou que irá apresentar emenda com a finalidade de propor mudanças de substitutivo do relator, Marcelo Castro (MDB-PI). Ela disse concordar com o fim da reeleição, mas teceu críticas à proposta de ampliação do período de mandatos dos parlamentares (deputados federais, estaduais e distritais e vereadores) sugerida pelo relator de quatro para cinco anos e dos senadores de oito para dez anos. Segundo Eliziane, “não tem nenhum país em que nós tenhamos uma década de mandato para senador”.

Deputados – Na noite de terça-feira (6) foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados o aumento de 513 para 531 parlamentares. No Projeto de Lei Complementar (PLP), relatado pelo deputado Damião Feliciano (União-PB) o argumento, que a ampliação ocorre devido ao crescimento populacional. O PLP aprovado pelos deputados será encaminhado ao Senado para análise dos senadores. O PLP é da deputada Dani Cunha (União-RJ) e, caso aprovado entrará em vigor a partir de 2027, após as eleições de outubro de 2026. O custo anual estimado do aumento dos deputados gira em torno de R$ 64,6 milhões. Somente o deputado Maurício Carvalho (União-RO) votou a favor do aumento dos parlamentares. Rondônia não será favorecido e permanecerá com oito deputados federais e o prazo para aprovação do projeto é 30 de junho.

São Felipe – O prefeito Lucas Nunes (PL) e o vereador Fábio Leandro Pinheiro (MDB), de São Felipe do Oeste, estiveram esta semana com o deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), corregedor parlamentar da Assembleia Legislativa (Ale). Na pauta o asfaltamento da Kapa 24, no município, na RO 494, que liga Primavera a São Felipe. Segundo Jean Mendonça, a pavimentação da Kapa 24, ”é uma demanda urgente e necessária para garantir dignidade, segurança e desenvolvimento para que vive na região e depende da estrada”. A solicitação da pavimentação é uma reivindicação constante da população, que depende da rodovia para o transporte de safras agrícolas, gado e o ir e vir das pessoas. O deputado Jean, o prefeito Lucas e o vereador Fábio estiveram em audiência com o chefe da Casa Civil, Elias Resende, para tratar do assunto “da maior importância para o desenvolvimento permanente do município”, afirma Jean Mendonça.

Vilhena – A informação é do site eletrônico “Extra de Rondônia”, de Vilhena, e aborda as eleições gerais de outubro do próximo ano, que reelegerão e elegerão presidente da República, governadores e os vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. O assessor parlamentar do deputado federal Fernando Máximo, filiado, ainda, no União Brasil, Dhonatan Pagani, ex-vereador de Vilhena é pré-candidato a deputado Federal nas Eleições 2026. Pagani disse, que a passagem pela câmara de vereadores e a experiência política, que assimila na Câmara Federal serão fundamentais na sua caminha rumo a Brasília, e que acompanha de forma permanente as principais necessidades da população de Rondônia.

Futuro – Não é precipitação o vice-governador Sérgio Gonçalves (União) adiantar, publicamente, que estará marcando presença nas Eleições 2026 como candidato. O governador Marcos Rocha (União), já disse, que concorrerá a uma das duas vagas ao Senado, e terá que renunciar seis meses antes. Sérgio assumirá e certamente disputará a reeleição. Mesmo que Rocha e Sérgio sejam adversários em 2026, são mínimas as chances de o governador concluir o segundo mandato e não se candidatar. É que a Primeira Dama, Luana Rocha, que é secretária de Estado (Ação Social) é nome de ponta para concorrer à Câmara Federal. O irmão de Rocha, Sandro, diretor-geral do Detran-RO se prepara para concorrer à Assembleia Legislativa também com chances de sucesso. Rocha abrindo mão de disputar cargo eletivo em 2026, no caso o Senado, e concluindo o segundo mandato inviabilizará as candidaturas de Luana e Sandro devido ao grau de parentesco. O vice Sérgio é sim, nome forte na disputa da sucessão estadual no próximo ano, porque certamente concorrerá a, no caso, à reeleição.

Respigo
O prefeito de Porto Velho, Leo Moraes (Podemos) deve amplificar o relacionamento político com os vereadores. Ele foi eleito sem a parceria de nenhum dos 23 vereadores (reeleitos e eleitos) em uma eleição das mais aguerridas +++ Leo chegou no segundo turno, após perder o primeiro (111.329 votos a 64.125 votos). Reverteu de forma brilhante no segundo turno se elegendo prefeito com 135.118 votos contra 105.406 votos) +++ Como é impossível administrar sem apoio do legislativo municipal, é fundamental exercer a política na sua essência, para que a administração pública possa ser desenvolvida de forma eficiente e no atendimento à maioria da população da Capital de Rondônia. O prefeito Leo e seus assessores têm que buscar meios e formas, para que possa administrar com eficiência e apoio de a maioria dos vereadores+++ Hoje (8), pela Libertadores o Internacional enfrenta o Atlético Nacional em Medelín às 20h30. Ontem, também pela Libertadores, o Palmeiras venceu (0x2) o Cerro Porteño, no Paraguai, e o Flamengo empatou (1x1) com o Central Córdoba da Argentina.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem