Início da colheita do café evidencia compromisso do governador Marcos Rocha com avanço da cafeicultura

Início da colheita do café evidencia compromisso do governador Marcos Rocha com avanço da cafeicultura



Porto Velho, RO - O fortalecimento do setor produtivo de Rondônia com investimentos estratégicos na cafeicultura tem consolidado as ações do governador de Rondônia, Marcos Rocha, para o setor e colocado o estado como o maior produtor de café da Região Norte e o quinto do Brasil. Neste sábado (17), por exemplo, ocorreu a cerimônia oficial de início da colheita do Café Robusta Amazônico, realizada em São Miguel do Guaporé — município com a maior área plantada de café do estado —, simbolizando os avanços com as políticas públicas implementadas pelo governo de Rondônia.



Representando o governador Marcos Rocha, a primeira-dama e titular da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, destacou que mais de 20 mil famílias vivem da cultura do café em Rondônia. “Esse resultado é fruto do compromisso do governo do Estado com o fortalecimento da produção, por meio de programas como o Plante Mais, o ConCafé, a Feira Robustas Amazônicos e investimentos em tecnologia e assistência técnica”, afirmou.

RESULTADOS

As ações do Governo de Rondônia, lideradas pelo governador Marcos Rocha, têm impulsionado a economia rural com inovação e sustentabilidade. Em 2024, o estado exportou 35 mil toneladas de café, gerando mais de US$ 130 milhões em receita e ampliando a presença do café rondoniense em mercados como Vietnã, Bélgica, Rússia, Alemanha e Estados Unidos. "Esse crescimento é resultado das nossas missões internacionais divulgando nossos produtos, um deles é o nosso Café, cuja qualidade tem sido aprovada".

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, reforçou que o lançamento da colheita é mais do que uma celebração simbólica. Esse momento representa o trabalho dos nossos produtores. A Seagri continuará apoiando com políticas públicas eficazes, promovendo o desenvolvimento.”

REFERÊNCIA

O produtor e proprietário da área em que ocorreu o evento, Ezequiel Fabian, é um dos exemplos de dedicação e afirma que, “a propriedade simboliza a união entre tradição familiar, inovação e sustentabilidade, pilares que sustentam a cafeicultura rondoniense.”

FUTURO

Iniciativas como a Rota Turística do Café reforçam o compromisso do governo em valorizar a cadeia produtiva, promovendo não apenas a geração de renda, mas também o turismo rural e a identidade cultural dos principais polos cafeeiros de Rondônia.

Fonte: Por ascom
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem