Sede da CBF, no Rio de Janeiro. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF).
Porto Velho, RO - O atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, será o único candidato à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Xaud está no Rio de Janeiro e registrou a chapa neste domingo (18) para a eleição marcada para o dia 25 na sede da entidade.
Com o apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes, o cartola impediu o registro de outro candidato: Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol.
Veja quem são os vice-presidentes inscritos na chapa de Samir Xaud:
Ednailson Leite Rozenha (presidente da Federação Amazonense);
Fernando José Macieira Sarney (atual interventor da CBF e ex-membro do Conselho da Fifa);
Flávio Diz Zveiter (ex-presidente do STJD);
Gustavo Dias Henrique (ex-diretor de Relações Institucionais da CBF);
José Vanildo da Silva (presidente da Federação Norte-rio-grandense);
Michelle Ramalho Cardoso (presidente da Federação Paraibana);
Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (presidente da Federação Paraense);
Rubens Renato Angelotti (presidente da Federação Catarinense).
Xaud recebeu o apoio de todas as federações estaduais, com exceção das de São Paulo e Mato Grosso.
As federações que o apoiaram são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Entre os clubes que declararam apoio a Xaud estão: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
Samir Xaud
Como mostrou o Diário do Poder, Samir é filho de Zeca Xaud, que liderou a Federação Roraimense por quatro décadas, ele cresceu nos bastidores do futebol local. Seu sobrenome é conhecido, sua influência, real.
Ele tem 41 anos de idade e é médico com especialização em infectologia e medicina esportiva, atua como empresário no esporte, com um centro de treinamento voltado ao fitness e bem-estar.
Fraudes
Segundo denúncia do Ministério Público de Roraima, Samir Xaud teria participado de um esquema de falsificação de documentos entre 2017 e 2020, quando ocupava o cargo de diretor-geral do Hospital Geral de Roraima.
O caso envolve a empresa Coopebras e uma suposta simulação de serviços médicos para justificar pagamentos indevidos. Resultado: um prejuízo de R$ 1,4 milhão aos cofres públicos.
Fonte: Redação