Sucessão municipal em Porto Velho vai se definindo, cinco nomes entre os mais cotados na capital, tecnologia priorizada na Rondônia Rural Show Internacional

Sucessão municipal em Porto Velho vai se definindo, cinco nomes entre os mais cotados na capital, tecnologia priorizada na Rondônia Rural Show Internacional


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO - Sucessão – A sucessão municipal em Porto Velho mobiliza as atenções nos bastidores da política. Além de ser o maior colégio eleitoral do Estado, creca de 350 mil eleitores e único município em condições de ter eleições em segundo turno, porque tem mais de 200 mil eleitores, o nome do futuro prefeito é o que mais se questiona no segmento. Com o deputado mais bem votado em Rondônia em 2022, mais de 85 mil votos, o médico Fernando Máximo (UB) já estaria descartado da condição de pré-candidato, porque seu partido (União Brasil), optou por apoiar a pré-candidata Mariana Carvalho, ex-deputada federal, que deixou a presidência do Republicanos para se filiar ao UB, presidido no Estado pelo chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Júnior Gonçalves, um exímio articulador político.

Municipal – O Instituto Phoenix, o mais antigo de Rondônia, do conhecido Juvenil Coelho vem entrevistando a população da capital, para saber quem tem a preferência de a maioria de os eleitores. A quarta rodada de pesquisa apresentou números não muito diferentes de anteriores. Com mais de dois dígitos de intenções de votos favoráveis estão três nomes bem conhecidos dos eleitores da capital, Mariana Carvalho, presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (PRTB), Vinícius Miguel (PSB) e o representante do Psol. A ex-reitora da Unir, que se filiou ao MDB e é a pré-candidata do partido está bem perto dos dois dígitos, apesar de nunca ter participado de política partidária e entrar no partido recentemente. Prova que o MDB não está na ponta, como sempre esteve e já foi o maior partido do País, mas não estão “mortos”.

Agronegócio – Aguardada com muita expectativa, a 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que será realizada em Ji-Paraná no Parque (...) de 20 a 25 de maio, a maior feira do agronegócio da Região Norte, dentre as novidades terá um novo sistema de monitoramento financeiro, que foi apresentado há dias em reunião de membros da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), que promove o evento. O sistema gerenciará toda a movimentação financeira diária da RRSI (volume de vendas e propostas de negócios) de forma segura e precisa, além de melhorias visuais e monitoramento e novas configurações de frequência de atualização e ajustes específicos para a versão deste ano.

Modernidade – O governador Marcos Rocha (UB) está entusiasmado com a RRWI, que movimentou mais de R$ 3,5 bilhões, recebeu cerca de 265 mil visitantes e contou com 600 expositores. Sobre o avanço tecnológico proporcionado pela Setic, disse que "é essencial a análise de dados para a gestão pública. Em 2023, na 10ª edição da RRSI, pela primeira vez, tivemos uma ferramenta de Inteligência de Negócios realizando a gestão de todos os valores arrecadados na Rondônia Rural Show. Neste ano, teremos novamente, mais de forma mais aprimorada. Os avanços na tecnologia “representam não apenas uma atualização, mas também um marco na melhoria contínua e evolução do processo, impulsionado pelo compromisso do Estado com a eficiência e a inovação", argumentou o secretário adjunto da Seagri, Janderson Dalazem.

Libras – Desde março de 2023 que Rondônia tem sua Central de Libras voltada para pessoas com deficiência auditiva. A iniciativa é da Secretaria de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), que tem como titular a primeira dama, Luana Rocha, atende áreas importantes, como Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Samu e garante atendimento 24 horas na modalidade remota. Para o governador Marcos Rocha (UB), “Inúmeros avanços ocorreram no país com relação à acessibilidade, e em Rondônia particularmente podemos citar a Central de Libras, que tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas com deficiência auditiva aos serviços públicos, com o uso da Língua Brasileira de Sinais”. Falta ao governo dar maior publicidade ao serviço.

Respigo
Com a proximidade das convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto) os nomes de pré-candidatos a prefeito nas principais cidades de Rondônia vão se consolidando. Em Porto Velho, onde tínhamos em passado recente mais de uma dezena de candidatos, hoje, em termos de possibilidade de vitória temos no máximo cinco +++ Assim mesmo sem chances de liquidar a fatura no primeiro turno. A disputa em segundo turno é inevitável +++ Três cursos de qualificação dos servidores públicos estão sendo encerrados hoje (26), na sede da Escola do Legislativo (EL), em Porto Velho. Dezenas de alunos participaram dos cursos de Fotografia, e de Produção Livre de Texto, ambos das 8h às 12h, e de Filmagem e Edição de Vídeos em Celular, das 14h às 18h +++ A escola oferece mais de 40 cursos de capacitação e tem parcerias com câmaras de vereadores, prefeituras e demais órgãos públicos federal, estadual e municipal. “Investir na melhoria da mão de obra profissional é a garantia de bons serviços prestados e atende determinação do presidente da Ale-RO), deputado Marcelo Cruz (PRTB)”, diz o diretor geral da EL, Alexandre Silva.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem