Rondônia, o estado da entrega; Marcelo Cruz, o terror das nominatas; e após 3 anos, vereador aparece

Rondônia, o estado da entrega; Marcelo Cruz, o terror das nominatas; e após 3 anos, vereador aparece

Rondônia continua sendo o Brasil pensado por Nelson Rodrigues e exige dos nossos representantes políticos uma enorme capacidade de entrega.

Porto Velho, RO - Lembro novamente que o escritor e jornalista Nelson Rodrigues afirmou na década de 1960 “Que havia um Brasil por fazer. E todos os dias ele espera que nós o façamos”. Considerando a afirmação, Rondônia continua sendo o Brasil pensado por Nelson Rodrigues e exige dos nossos representantes políticos uma enorme capacidade de entrega. Você cidadão, sabe avaliar qual político possui maior capacidade de entrega? A capacidade de entrega é resultado da competência, conhecimento, compromisso e muita habilidade política para entregar o que a população almeja. Mas se um político tem planos e metas estabelecidos no papel, fala demais e realiza de menos, é possível observar que esse político é um engodo e não merece continuar na vida pública. O cidadão precisa compreender que deve escolher um representante político pela sua demonstração de capacidade de mobilizar conhecimentos, atitude e habilidade política para entregar resultados, na qualidade e no prazo determinado.

Capacidade

Recentemente, o ministro de Estado que se destacou na entrega de resultados antes do prazo determinado, foi Tarcísio de Freitas (Republicanos) que ocupou o Ministério de Infraestrutura do Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A capacidade de entrega de Tarcísio, fez dele governador de São Paulo.

Lenda

Quem passou pelo Governo de Rondônia e tinha enorme capacidade de entrega e no prazo determinado, foi o ex-governador Ivo Cassol (PP). O homem é uma lenda viva mediante tantas obras estruturantes que deixou espalhadas no estado de Rondônia, em especial, rodovias estaduais, escolas e hospitais.

Destacar

Outro governador que realizou e entregou obras para nossa capital, foi o ex-governador e hoje senador, Confúcio Moura (MDB). Dentre tantas obras, destaco os conjuntos habitacionais Orgulho do Madeira, Morar Melhor, Cristal da Calama, Espaço Alternativo, conclusão do CPA e os Teatros Guaporé e Palácio das Artes.

Fama

Na Região Norte, os governadores Wilson Lima (União Brasil) do Amazonas e Helder Barbalho (MDB) do Pará, ganham fama por conta da habilidade política e enorme capacidade de entrega. Já os governadores dos estados do Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins, não possuem a mesma capacidade de entrega de seus pares de Região Amazônica, a maioria das obras anunciadas não saíram do papel, das pedras fundamentais e as poucas que foram iniciadas, estão atrasadas ou com problemas técnicos.

Mestre

Dentre os prefeitos de Porto Velho, Hidon Chaves (PSDB) ficará conhecido como mestre de obras por concluir e entregar as obras dos viadutos, os mais de 700 quilômetros de asfalto, a nova rodoviária e a drenagem dos bairros, Flamboyant, Mariana, São Francisco, Lagoa, Castanheira, Igarapé e Planalto.

Viralizou

Falando em drenagem, viralizou nas redes sociais os vídeos do pré-candidato a vereador Breno Mendes (Avante) e do pré-candidato a prefeito Samuel Costa (Rede), tentando chamar a atenção das autoridades públicas para promover alguma ação efetiva nas comunidades afetadas pelas fortes chuvas de sábado (13), a exemplo dos bairros Três Marias e Fortaleza, ambos continuam alagados.

Entrevistas

Estou acompanhado a série de entrevistas que os canais de rádio e televisão estão realizando com os pré-candidatos a prefeito de Porto Velho, quem está me surpreendendo é o pré-candidato Ricardo Frota (Novo). Ele tem demonstrado profundo conhecimento quando o assunto é legislação tributária municipal.

Outsider

Quem me segue, sabe que escrevi sobre uma possível candidatura outsider a Prefeitura de Porto Velho, inclusive, levantei a hipótese que poderia ser a juíza Euma Tourinho (MDB). Mas vendo a desenvoltura de Ricardo Frota (Novo) nas entrevistas, acredito que teremos dois candidatos outsiders com posicionamento e bandeiras bastante diferentes, que podem ou não, cair na graça do eleitor.

Visibilidade

O problema dos pré-candidatos Ricardo Frota (Novo) e da juíza Euma Tourinho (MDB), é a fraca militância partidária. Ambos precisam definir estratégias eleitorais para ganhar visibilidade junto aos eleitores da capital.

Aliança I

O deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), foi considerado o terror das nominatas na primeira rodada da competição eleitoral por atrair pré-candidatos a vereadores de outras legendas para se filiar nos partidos que apoiam a sua pré-candidatura a prefeito. Agora, está determinado a costurar apoios políticos visando ampliar o seu arco de aliança rumo ao Prédio do Relógio.

Aliança II

O pré-candidato a prefeito pela frente de partidos nanicos, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), não esconde de ninguém que deseja atrair para o seu arco de aliança o Podemos de Léo Moraes, o Avante do ex-deputado estadual Jair Montes, o PP de Ivo Cassol, o PSD de Expedito Júnior, o Republicanos do pastor Wanderlei Silva e o PRD do ex-deputado federal Nilton Capixaba e do pastor Valadares.

Dificilmente

Dificilmente, acredito que o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) consiga arrancar do arco de aliança da pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho, os partidos Republicanos, Avante, PRD e PSD. Já o Podemos e o PP, é uma incógnita, deixarei para apresentar a minha análise amanhã.

Jabuti

Falando em PP, analisando os nomes que figuram como pré-candidatos a vereadores pela legenda progressista, identifiquei um jabuti enorme por nome de Douglas Bener, ele é o atual chefe de gabinete da deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil). Caso o partido conquiste duas cadeiras, os nomes que estão na briga é Pedro Geovar, Alysson Cuiabano, Samir Damião, Luiz Carrate e Mateus Serrate.

Regularização I

O deputado federal Lucio Mosquini (MDB) destinou R$ 24 milhões de suas emendas parlamentares para o INCRA, no sentido desse órgão promover a Regularização Fundiária de inúmeras propriedades rurais no âmbito do estado de Rondônia.

Regularização II

A emenda parlamentar do deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) possibilitou o INCRA firmar convênio com o IFRO para promover a regularização fundiária. Esse último, vem realizando vistoria nas propriedades, georreferenciamento e registro fotográfico da ocupação de cada lote, depois o IFRO encaminha a documentação para o INCRA, que realiza a emissão dos títulos.

Presente

Diferente do mandato anterior, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos), está mais presente nas bases eleitorais. Ontem (15) ele esteve em Urupá para entregar aquisição de implementos agrícolas para duas associações rurais a pedido do seu apoiador Jarbas e do vereador Flavinho (PP).

Indiferença

Depois de três anos de mandato, o vereador Edmilson Dourado (União Brasil) resolve abrir a sua pré-campanha visando a reeleição, fiscalizando a UPA da Zona Sul na noite de domingo (14). No vídeo nas suas redes socias, Dourado aparece fazendo discurso relâmpago na recepção perante a indiferença dos pacientes que aguardavam atendimento médico.


Fonte: Por Herbert Lins
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem