Cassol trabalha pré-candidatura em Ji-Paraná, a confusa eleição suplementar em Candeias do Jamari, mulheres fortalecidas na política em Ariquemes

Cassol trabalha pré-candidatura em Ji-Paraná, a confusa eleição suplementar em Candeias do Jamari, mulheres fortalecidas na política em Ariquemes

A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO - Jipa – E a decisão do ex-secretário de Governo Ari Saraiva, em concorrer à sucessão municipal em Ji-Paraná é para valer. Ari também passou um curto período na Assembleia Legislativa e recentemente assumiu a presidência do PP na segunda maior e mais importante cidade econômica, social e politicamente do Estado. Está sendo exibido nas redes sociais um vídeo onde o ex (senador, governador, prefeito) Ivo Cassol, presidente regional do PP tem ao seu lado Ari Saraiva. Cassol destaca que Ari é o pré-candidato do partido em Ji-Paraná e deverá ter seu nome homologado nas convenções partidárias, que serão realizadas no período de 20 de julho a 5 de outubro, para escolha dos candidatos a prefeito, vice, além de uma nominata de vereadores para disputar as eleições de outubro próximo. Ari é o primeiro a se lançar pré-candidato em Ji-Paraná.

Candeias – Município de situação política das mais conturbadas, que já teve mais de dez prefeitos desde o assassinato de Chico Pernambuco (PSB) em março de 2017, no pleno exercício do mandato, Candeias do Jamari vive uma enorme crise política. E o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ampliou os problemas marcando eleição suplementar para o dia 9 de junho próximo para escolha de um prefeito-tampão até dezembro, porque em janeiro assumirá o que for eleito em outubro. Hoje o município está sendo administrado, interinamente, pelo presidente da câmara de vereadores, Aussemir Almeida (PSB). Um gasto financeiro desnecessário, desgaste dos candidatos com a realização de duas eleições em um período de 4 meses. Por que não efetivar Aussemir como prefeito? Se ele tem pretensão de disputar a reeleição a vereador, que fique na prefeitura até as convenções, depois renúncia, vai fazer campanha e a Justiça Eleitoral nomeia um representante do Poder Judiciário para administrar até o final do ano. É o fim da rosca...

Ariquemes – As mulheres estão em alta na política regional e, a cada eleição cresce o número da presença feminina no segmento. Em Ariquemes, a prefeita é Carla Redano (UB), deverá concorrer à reeleição em outubro próximo. No sábado (27), o MDB de Ariquemes, sob o comando do senador Confúcio Moura, estará reunido para lançar a pré-candidatura da professora Agna Souza, para disputar a prefeitura nas eleições de municipais deste ano. Pessoa muito bem relacionada em todos os segmentos da sociedade, Agna é o nome do partido para a sucessão municipal. Ariquemes é administrado por uma mulher, Carla Redano, o MDB deverá homologar Agna como pré-candidata e, se comenta, que a vereadora Rafaela Lima, a Rafaela do Batista (Podemos) também poderá entrar na disputa, caso o ex-vereador Rafael O Fera (Podemos), cassado, não tenha condições legais para concorrer.

Ariquemes – É ampla a participação das mulheres na política em Ariquemes. Além de Carla Redano, que deverá disputar a reeleição, de o MDB lançar a pré-candidatura da professora Agna Souza, e da possibilidade de a pré-candidatura da vereadora Rafaela Lima, comenta-se nos bastidores da política a informação, que a esposa do deputado federal Thiago Flores (Republicanos), que já foi prefeito em Ariquemes, Daiane Krause, deverá participar do processo eleitoral deste ano. Daiane assinou ficha de filiação ao Republicanos e o projeto do partido comandado pelo deputado estadual Alex Redano é ter ela, como vice no processo de formatação da pré-candidatura de a prefeita Carla, sua esposa. Ou seja, uma dupla feminina com Carla e Daiane. Quem viver verá.

PP – Empresário, ex-secretário da Agricultura de Porto Velho com passagem pela direção da Sociedade de Portos e Hidrovias (Shoph) e político experiente, Leonel Bertolin, agora filiado ao PP comanda a organização do partido na capital. O PP passa por profunda reformulação no Estado, após o ex-governador Ivo Cassol assumir a presidência do partido no Estado. Em Porto Velho Leonel Bertolin tem a responsabilidade de ajustar a sigla, inclusive, formar nominata para disputar as eleições de outubro. Hoje, o PP não tem nenhuma das 21 vagas na Câmara Municipal de Porto Velho e, um dos desafios de Bertolin é colocar o PP no Parlamento Mirim da capital, que terá mais duas cadeiras, aumentando o número para 23 a partir de 2025. Também não está descartada a possibilidade de Leonel Bertolin disputar a Prefeitura de Porto Velho, se assim o grupo achar necessário.

Respigo

O Diretório do PP de Candeias do Jamari está convidando os filiados e simpatizantes, convencionais para reunião que acontecerá no dia 2, a partir das 18h no Bairro Satélite. A pauta é se preparar para a eleição suplementar, que ocorrerá no dia 9 de julho para escolha do prefeito-interino, que será eleito para administrar o município até o final do ano +++ O secretário-geral da Assembleia Legislativa, Arildo Lopes está de aniversário, hoje (25). O pessoal da Ale, comandado pela secretária adjunta, Marilu Barros Silveira promoveu uma concorrida recepção festiva a ele, pela manhã +++ Cacoal sediará nos dias 27 e 28 (próximos sábado e domingo) o Campeonato Estadual de Motocross. O deputado estadual Cirone Deiró (UB-Cacoal), primeiro secretário da Assembleia Legislativa (Ale) assegurou R$ 60 mil junto ao Governo do Estado para apoiar o evento +++ A etapa do Estadual ocorrerá na Pista do Bosque. A entrada ao público é um quilo de alimento não perecível, com o total arrecadado entregue a entidades beneficentes do município.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem