Frente fria segue provocando chuvas; saiba até quando ela deve agir

Frente fria segue provocando chuvas; saiba até quando ela deve agir



Veja como ficam as condições do tempo em todas as regiões do Brasil nos próximos dias.

Quarta-feira (3)

Porto Velho, RO
- A frente fria vai continuar atuando no Sul do Brasil nesta quarta-feira.

Esse sistema provoca volumes expressivos de chuva no norte gaúcho, em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.

Não se descarta o risco de temporais e de transtornos nesses locais.

Outra área que deve receber chuva significativa é a metade norte do país, com destaque para o nordeste do Amazonas, metade norte do Pará, Amapá, norte do Tocantins, boa parte do Maranhão e oeste do Piauí sob efeito da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Enquanto isso, o tempo firme predomina ainda em boa parte do Sudeste e partes do Centro-Oeste, principalmente em Goiás e no Distrito Federal.

Quinta-feira (4)

Sem avançar pelo país, a frente fria permanece provocando chuva significativa em áreas da região Sul, com destaque para o norte gaúcho, Santa Catarina e metade sul do Paraná.

Com a persistência da chuva, transtornos podem ser registrados nessas áreas.

Mesmo com essa frente fria estacionária no Sul, o tempo firme ainda chama a atenção na maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste, sob efeito de uma massa de ar seco e quente que provoca aumento das
temperaturas.

No Norte e Nordeste, são esperadas pancadas de chuva com volumes em torno de 40 mm desde o Amapá até o sudoeste do Piauí, devido à ZCIT.

Previsão do tempo para os próximos dias

O início de maio tem chuva concentrada no Sul devido à formação de uma frente fria que vai permanecer estacionária até 8 de maio, provocando volumes expressivos na faixa leste e norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com acumulados de até 150 milímetros.

No Sudoeste do Paraná também há previsão de chuva expressiva, mas com volumes entre 35 e 100 milímetros.

No Sudeste e partes do Centro-Oeste, além de áreas do Nordeste, o tempo firme vai persistir nos próximos dias por conta de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.

Na metade norte do Brasil, instabilidades tropicais mantêm volumes entre 35 e 150 milímetros desde o oeste do Amazonas até o sul do Maranhão.

No período entre 9 e 14 de maio, a chuva volta a se espalhar pelo Sudeste. Mas ainda de forma irregular, enquanto que diminui no Sul e continua expressiva na região Norte, especialmente no Amazonas e em Roraima.


Fonte: Por Amanda Souza
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem