Censo 2022: IBGE visitará 534 mil domicílios em Rondônia a partir desta segunda-feira

Censo 2022: IBGE visitará 534 mil domicílios em Rondônia a partir desta segunda-feira

Em três meses, 1.500 recenseadores visitarão 534 mil domicílios rondonienses



Porto Velho, RO - Com uma cerimônia de lançamento no Mercado Cultural, em Porto Velho, o IBGE deu início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, que será realizada de hoje (1º) até 31 de outubro, com a divulgação dos primeiros resultados prevista para dezembro

Em três meses, 1.500 recenseadores visitarão 534 mil domicílios rondonienses. Em todo o país, 183 mil recenseadores passarão por 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios

O chefe da Unidade Estadual do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, conta que o Censo Demográfico brasileiro é uma das mais complexas e grandiosas operações estatísticas realizadas no mundo. “Os recenseadores vão percorrer cada pedaço do território nacional. São mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e uma estimativa populacional de 215 milhões de habitantes”

Com as informações do Censo Demográfico, será possível retratar as condições de vida dos brasileiros e imigrantes que vivem no país. Há dois tipos de questionários: o básico, com 26 quesitos (como características do domicílio, quantidade de moradores, cor ou raça e trabalho e rendimento), e o ampliado, com 77 perguntas, que incluem as questões do questionário básico e tópicos como nupcialidade, deficiência e migração. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

Como identificar o recenseador
Os recenseadores poderão ser identificados pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo DMC e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. É possível verificar a identidade do recenseador pelo site www.respondendo.ibge.gov.br ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador.
Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou fins de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

Assessoria IBGE
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem