Situação levou Companhia Azul a suspender rotas regionais em Rondônia
Porto Velho, RO - O preço do querosene de aviação em Rondônia é impraticável e pode deixar o estado isolado dos demais no que diz respeito ao transporte aéreo. Companhias que operam nos aeroportos rondonienses estão revendo suas rotas e podem ocorrer novos cancelamentos de voos até em rotas interestaduais caso a situação não seja corrigida.
Em Rondônia o litro do combustível de aviação curta R$ 17 reais, quase o triplo do que é cobrado no vizinho estado de Mato Grosso, onde o valor da querosene não passa de R$ 7,00. Nesta semana a Azul Linhas Aéreas suspendeu os voos diretos para Vilhena e cancelou o início das operações para Pimenta Bueno e Ariquemes que aconteceriam a partir de julho. Por enquanto, apenas os voos interestaduais são mantidos, uma vez que essas aeronaves possuem maior autonomia e pode-se optar em abastecer nos outros estados
Recentemente a Assembleia Legislativa aprovou Projeto de Lei enviado pelo governo do Estado reduzindo o ICMS da gasolina e do diesel, mas o querosene de avião foi deixado de lado e os preços continuam nas alturas. Não há, por enquanto, nenhuma manifestação do governo do estado sobre ajuste nesses valores do ICMS para o produto.
Da Redação