Encontrada em Israel moeda de 1850 anos que representa deusa romana



A moeda da deusa romana foi cunhada sob o mandato de Antonino Pio (138-161 d.C.) em Alexandria, Egito, de acordo com o IAA.

Porto Velho, RO - Uma rara moeda de bronze de 1850 anos "extremamente bem conservada", representando a deusa lunar romana Luna, foi descoberta na costa de Israel - informou a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês).

A peça com o retrato da deusa Luna sobre o signo zodiacal de Câncer de um lado, e a cabeça do imperador romano Antonino Pio, do outro, foi encontrada em frente à cidade costeira de Haifa, no norte do país.

"Esta é a primeira vez que se encontra uma peça desse tipo na costa de Israel", disse o diretor do Departamento de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel, Jacob Sharvit, em um comunicado divulgado na segunda-feira (25).

O objeto estava em um "pequeno butim", junto com outras peças, disse Sharvit à AFP nesta terça-feira (26), acrescentando que as circunstâncias da descoberta indicam que houve um naufrágio nas proximidades.

Essas peças "foram extremamente bem preservadas. Algumas são, realmente, muito raras, e sua descoberta completa partes do quebra-cabeças histórico do passado do país", completou Sharvit.

A moeda da deusa romana foi cunhada sob o mandato de Antonino Pio (138-161 d.C.) em Alexandria, Egito, de acordo com o IAA.

A peça traz a inscrição "ano oito", correspondente ao oitavo ano do reinado do imperador, marcando o apogeu da "Pax Romana", um período de relativa calma no Império Romano.

Diferentemente de seus antecessores, Antonino Pio não foi soldado e nunca participou de batalhas.

"Construiu templos, teatros, mausoléus magníficos e promoveu a ciência e a filosofia", concluiu o IAA.

Fonte: Por AFP
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem