"Dia de Campo da Melancia" será realizado no dia 08 de julho

"Dia de Campo da Melancia" será realizado no dia 08 de julho

Município tem destaque na produção da fruta

Prefeitura busca ampliar a produção de culturas como a da melancia

Porto Velho, RO - O Dia de Campo sobre o plantio de melancia em Porto Velho está com programação definida para o próximo dia 8 de julho, das 8h às 12h, na Estrada 28 de Novembro, com entrada no quilômetro 21 da Estrada da Penal, Lote 02. A propriedade já desenvolve o plantio de melancia como atividade econômica e servirá de espelho para os demais produtores interessados.

Serão promovidas palestras com apresentação de métodos de preparo de mudas, transplantio, adubação e colheita. Além disso, será explanado sobre a ocorrência e manejo de pragas e doenças na cultura da melancia.

“Teremos vários dias de campo na nossa programação em propriedades que já têm a expertise na produção de alguma coisa. Levaremos outros produtores para conhecerem, além de técnicos da área para explicarem sobre aquela determinada produção”, conta o secretário da Semagric, Gustavo Volpato Serbino.

A ideia é ampliar a possibilidade de produção de culturas já desenvolvidas, tanto nas propriedades onde o evento vai acontecer, quanto em novas propriedades interessadas.

Gustavo Serbino, secretário municipal de agricultura

“No caso desse produtor rural, ele já tem conhecimento nesse plantio de melancia, com irrigação e tecnologia empregada. A melancia tem uma boa produção em Porto Velho, mas sempre na várzea do Rio Madeira, o que só dá produção uma vez ao ano”, considera o secretário.

Segundo Serbino, a safra em período reduzido pode passar a ser durante todo o ano, aumentando a produção em até dez vezes sobre o que é produzido na mesma área. “Outra novidade é aliar o plantio de melancia com a apicultura e a meliponicultura - com abelhas sem ferrão. O incremento na produção, só por ter uma colmeia junto ao plantio, é de 20% no mínimo. Isso porque são as abelhas que mais polinizam a flor da melancia”, acrescenta Serbino.

O evento contará com a participação de instituições como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), além de autoridades do setor envolvido.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem