Rede de Cafés de Rondônia promove Workshop sobre Melhoramento Participativo

Rede de Cafés de Rondônia promove Workshop sobre Melhoramento Participativo

Abertura do Workshop de Melhoramento do Café, em Cacoal

Porto Velho,RO -
Realizado em Cacoal, Rondônia o primeiro Workshop sobre Melhoramento Participativo da Rede de Cafés, evento que reuniu os principais atores ligados à cadeia produtiva do café no estado de Rondônia: cafeicultores, técnicos extensionistas, representantes das principais instituições públicas ligadas ao setor cafeeiro com renomados pesquisadores da área de melhoramento genético, num total de 58 participantes.

O objetivo do evento, realizado em 10/06, foi discutir aspectos relativos aos avanços da cafeicultura clonal, desenvolvimento de variedades, variabilidade e erosão genética, além do futuro da cafeicultura.

Participaram da abertura a secretária adjunta Francirlene Santana (SEDEC-RO), o diretor técnico Raphael Cidade (EMATER-RO), o superintendente José Valterlins Calaça (MAPA), o secretário de agricultura Janderson Dalazen (SEAGRI-RO) e a chefe geral Lúcia Wadt (Embrapa Rondônia). O pesquisador da Embrapa Rondônia, Alexsandro Lara Teixeira, apresentou o projeto “Rede de Avaliação de clones de café no estado de Rondônia” cujo objetivo é valorizar e reconhecer os cafeicultores de Rondônia, realizando a caracterização agronômica dos clones mais plantados no estado, possibilitando que os próprios produtores possam registrá-los junto ao MAPA.

Em seguida o estudante de doutorado da UNICAMP, Michel Baqueta, apresentou alguns resultados preliminares referente à diversidade química de cafés cultivados em Rondônia, utilizando o equipamento de espectroscopia de infravermelho próximo (NIR).

O segundo momento do workshop foi uma Mesa Redonda sobre “Diversidade e erosão genética na cafeicultura clonal”, onde o Dr. Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca (pesquisador aposentado da Embrapa Café) atuou como moderador das falas dos participantes Sr. Geraldo Jacomin (viveirita e cafeicultor de Rondônia), Dra. Eveline Teixeira Caixeita (pesquisadora da Embrapa Café lotada na Universidade Federal de Viçosa - UFV), Dra. Maria Amélia Gava Ferrão (pesquisadora da Embrapa Café lotada no INCAPER) e a Dra. Ana Carolina Andrade Silva (doutoranda em Genética e Melhoramento da UFV).

Ao iniciar a mesa redonda, o moderador Aymbiré Fonseca fez uma menção honrosa ao Dr. Wilson Veneziano em agradecimento ao relevante trabalho de melhoramento genético do cafeeiro realizado pelo pesquisador que contribuiu para a transformação da cafeicultura no estado de Rondônia. As apresentações da mesa redonda enfatizaram sobre a importância da conservação genética e manutenção da variabilidade do café canephora; a importância do produtor no processo de seleção de clones e os benefícios do melhoramento participativo; os riscos do uso de poucos clones para a formação das lavouras; as técnicas de análise molecular para obtenção da “identidade genética” dos clones e as novas estratégias de seleção para o desenvolvimento de novas cultivares.

Esse evento faz parte das atividades do projeto “Rede Estadual de Avaliação de Clones de Cafés”, cujo lançamento ocorreu em fevereiro de 2021, com a assinatura de convênio entre o Governo do Estado de Rondônia e a Embrapa Rondônia. Para a execução do projeto, o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (CONDER) aprovou a liberação de recursos do Fundo de Desenvolvimento Industrial de Rondônia (FIDER), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico - SEDEC. O projeto conta com a parceira da SEAGRI e EMATER e apoio do MAPA, IDARON, Câmara Setorial do Café.

Fonte: Embrapa Rondônia
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem