PF faz operação em Rondônia e outros estados contra grupo suspeito de exportação irregular de ouro

PF faz operação em Rondônia e outros estados contra grupo suspeito de exportação irregular de ouro


Porto Velho, RO
 - Um grupo suspeito de exportar grandes volumes de ouro extraídos de garimpos clandestinos é alvo nesta terça-feira de uma operação da Polícia Federal e da Receita Federal.

Os agentes cumprem 52 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de São Paulo.

Segundo as investigações, fazem parte da suposta organização criminosa empresas exportadoras, fornecedores e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, “cujos sócios pertencem a um mesmo grupo familiar e que já foram alvos de operações anteriores”.

O ouro extraído ilegalmente teria como destinos Emirados Árabes Unidos, Suíça, Turquia e Índia. As apurações apontam que as duas empresas do grupo estão entre as maiores exportadoras do minério no país.

“A Receita Federal do Brasil identificou pessoa jurídica, objeto da presente investigação, como uma grande destinatária de notas fiscais emitidas por empresas de fachada. A análise foi realizada por meio de modelagem preditiva, que consiste em metodologia de identificação de fraudes lastreada em sofisticados modelos matemáticos associados à análise dos dados contidos em seus sistemas informatizados” , informaram PF e Receita em nota.

As investigações apontam que foram emitidas notas fiscais frias, com uso de pessoas físicas falecidas há mais de 10 anos indicadas nas notas fiscais como vendedores de ouro de supostas regiões de garimpo. Também foram identificadas pessoas que teriam vendido milhões de reais em ouro e receberam o Auxílio Emergencial e a venda do ouro a empresas não autorizadas pelo Banco Central.

Os investigados poderão responder por crimes de usurpação de bem mineral da União, receptação qualificada, falsidade ideológica, organização criminosa, entre outros.

Fonte: Agência Reuters
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem