Novas tecnologias oferecidas pela Emater incentivam cafeicultores da região

Novas tecnologias oferecidas pela Emater incentivam cafeicultores da região


O dia de campo contou com a presença de aproximadamente 90 agricultores familiares

Porto Velho, RO - Agricultores do município de Alto Paraíso, assistidos pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater-RO, participaram de um dia de campo para conhecer as novas tecnologias introduzidas pelos técnicos na lavoura de café do agricultor José Maria Rodrigues. Hoje ele e a esposa Maria Helena, cultivam na propriedade dez mil plantas de café clonal. O casal ficou empolgado ao obter resultados excepcionais em relação à média de produtividade das lavouras tradicionais da região.

“Parte da colheita ainda está no terreiro secando, mas se confirmar na balança a produtividade média, passará de 170 sacas de café beneficiadas por hectare”, garante a engenheira agrônoma da Emater-RO, Rosângela Veiga, responsável técnica pela propriedade.

O casal Rodrigues foi assentado na propriedade em 1977, pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária – Incra.


Agricultor investiu no plantio de mais cinco mil pés e já prepara novos clones

Desde então vem se dedicando ao cultivo do café. Já chegaram a ter mais de cinquenta mil pés de café plantados, mas devido às crises de preço, dificuldades com mão de obra e às baixas produtividades acarretadas pela deficiência de tecnologia; diminuíram a lavoura e estavam a ponto de mudar de ramo. Porém, mudou de ideia depois da visita da extensionista da Emater-RO à propriedade, com a proposta de introduzir clones de café no lugar das lavouras convencionais.

O casal aceitou o desafio e plantou as primeiras cinco mil plantas originárias de clones que foram conduzidas com todos os tratos culturais orientados pela agrônoma, inclusive irrigação por micro jato dirigido. O resultado no crescimento das plantas foi positivo e fez com que fossem plantados mais cinco mil pés de café clonal já no ano seguinte.

A família possui 15 mil plantas de café em cultivo convencional que, segundo José Maria, só não foram erradicadas porque estão selecionando, ainda, as plantas mais produtivas e resistentes para fazer novos clones.


Produtores de café convencional ficaram empolgados com a produtividade do café clonal

O dia de campo contou com a presença de aproximadamente 90 agricultores familiares da região que ficaram empolgados com o resultado obtido após a aplicação da tecnologia orientada pelos extensionistas. Também participaram do evento autoridades locais que prestigiaram o trabalho e agradeceram aos técnicos dos diferentes órgãos que atuam no município, como: Prefeitura de Alto Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e Emater-RO.

A atividade contou ainda com o apoio de empresas parceiras e fornecedores de insumos da região que patrocinaram os brindes. Foram sorteadas entre os participantes sacas de adubo e até projetos de outorga de água para irrigação junto ao órgão ambiental. O evento foi encerrado com um almoço oferecido pelos proprietários a todos os presentes.

Fonte: Enoque Gonçalves de Oliveira Fotos: Robson Paiva Secom
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem