Criminalidade exige ação rápida da segurança pública, violência em Porto Velho está bem acima do tolerável, MDB pretende ocupar três das 24 vagas na Ale

Criminalidade exige ação rápida da segurança pública, violência em Porto Velho está bem acima do tolerável, MDB pretende ocupar três das 24 vagas na Ale

A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO - Violência – O governador Marcos Rocha (União Brasil) deve se reunir com sua equipe da segurança pública, polícias Civil e Militar para conter a onda de violência em Porto Velho e municípios do interior. Na última semana seis pessoas foram executadas na capital sem que nossas polícias consigam dominar a situação, que não é diferente no interior. A Operação Saturare, que foi realizada na primeira quinzena de maio não inibiu a violência e a criminalidade em Porto Velho. Inúmeras pessoas, a maioria ex-presidiários, vários deles utilizando tornozeleiras foram executadas com requintes de “acerto de contas”, numa clara demonstração, que as facções estão tomando conta da capital, do Estado.

Criminalidade – Após a realização da Saturare, que durante três dias seguidos mobilizou policiais Civil e Militar com ações alternadas, variando os locais de abordagens constantemente, a violência e a criminalidade cresceram na capital. Os bloqueios de vias, abordagem de pessoas em veículos, inclusive motocicletas, meio de locomoção mais utilizado pelos assassinos, presença policiai ostensiva marcaram a Operação Saturare, que deve ser realizada todas as semanas, para que a população se sinta mais segura. Os números demonstram, que os assassinatos cresceram, após a Saturare. Seria uma contrapartida do mundo do crime contra o trabalho ostensivo-preventivo das polícias?

Energisa – A Energisa, empresa responsável pela distribuição da energia elétrica em Rondônia atingiu em maio último, a marca de 10 mil ligações pelo programa Luz para Todos, com média de atendimento de 255 famílias/mês, que foram favorecidas com energia elétrica 24 horas. Segundo a assessoria da Energisa, foram aplicados R$ 213 milhões em menos de 4 anos. Está em ritmo acelerado o programa Mais Luiz para Todos, criado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem como objetivo levar até o final deste ano energia limpa 24 horas a 900 famílias ribeirinhas. Desde novembro de 2018, que a Energisa tem a responsabilidade da distribuição da energia elétrica em Rondônia, após assumir a Centrais Elétricas de Rondônia-Ceron.

MDB – Após a janela de migração partidária (3 de março a 1º de abril), que possibilitou a deputados (federal e estadual) a troca de partido sem a possibilidade de perder o mandato, por infidelidade partidária, o MDB, que tinha dois deputados estaduais, perdeu Eurípedes Lebrão, que migrou para o União Brasil, que é presidido no Estado pelo governador Marcos Rocha, pré-candidato à reeleição. Hoje o MDB tem um representante na Assembleia Legislativa (Ale), o deputado Jean Oliveira, segundo mais bem votado parlamentar nas eleições de 2018, com 17.823 votos. Jean é pré-candidato à reeleição, é presidente do diretório municipal de Porto Velho e, além da capital tem trabalho realizado na maioria dos municípios da região da Zona da Mata. A estimativa dos dirigentes do MDB é aumentar a bancada para no mínimo três deputados a partir de 2023.

MDB II – Além de Jean, o MDB aposta na ex-deputada estadual e ex-prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, no vereador e presidente da câmara de Ji-Paraná, Wellington da Fonseca, filho do prefeito Isaú Fonseca, também do MDB e o vereador de Jaru, Dr. Luiz Eduardo. Todos são pré-candidatos a deputado estadual e com amplas condições de somar os votos necessários para garantir espaço entre as 24 cadeiras do legislativo estadual. Também não se pode descartar outros nomes, que deverão compor a lista de candidatos a deputado estadual do MDB, após as convenções partidárias, que serão realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto. Não será por falta de bons candidatos, já identificados com o eleitorado estadual, que o MDB deixará de ter uma bancada forte na Ale-RO a partir de fevereiro do próximo ano.

Respigo

A situação do MDB de Rondônia na área federal não é diferente do que ocorre na estadual. O Estado elegeu a bancada federal com um deputado de cada partido +++ Hoje com a janela migratória somente o PL, presidido no Estado pelo senador Marcos Rogério, pré-candidato a governador este ano, tem dois deputados. O coronel Chrisóstomo Moura, que foi eleito pelo PSL, e Sílvia Cristina, que se elegeu pelo PDT +++ Em representatividade o PL é hoje o partido mais importante de Rondônia. Além de Marcos Rogério no Senado tem Sílvia Cristina e Chrisóstomo na Câmara Federal +++ Na Ale-RO tem três parlamentares. Ribamar Araújo (PVH), Jean Mendonça (Pimenta Bueno) e Eyder Brasil (PVH) +++ Em Ji-Paraná o médico Edson Aleotti é pré-candidato a deputado federal nas eleições de outubro próximo. Aleotti, que também é empresário e pecuarista está filiado ao PSD, presidido no Estado pelo deputado federal Expedito Netto e confirmou sua pré-candidatura à Câmara Federal.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem