![]() |
Vereadores não se reúnem presencialmente desde abril de 2020 |
Alguns vereadores que tomaram posse em 2021 mal pisaram no legislativo municipal até hoje. Só aparecem para assinar a folha de pagamento e buscar os benefícios que o cargo oferece. Outros, passam a semana toda entrando e saindo da Câmara, mas na hora da sessão, da discussão dos projetos, dos investimentos e das necessidades do povo porto-velhense, o fazem de forma remota, pela internet.
Nesta semana, entretanto, por doze votos a favor, sete contrários e duas ausências de plenário, a Câmara Municipal aprovou requerimento que inclui na Ordem do Dia, a votação do retorno das sessões presenciais do legislativo municipal. Pela proposta, as sessões retornam para o horário normal antes da pandemia, das 15h às 18h, mas apenas às segundas e terças-feiras.
Apesar da aprovação do requerimento, a proposta só vai ser votada na próxima semana, a pedido do presidente da Casa, Edwilson Negreiros, que está viajando acompanhando o tratamento de saúde do seu pai, em São Paulo. Mas não é certo de que seja aprovada, uma vez que mais da metade dos vereadores serão candidatos à deputado estadual ou federal nas eleições de outubro e precisam "ficar livres" para a busca do voto para um novo degrau nas suas carreiras políticas.