Video: Airbus da Latam não consegue arremeter e pousa com outro avião na pista em Guarulhos

Porto Velho, RO - Um incidente envolvendo um Airbus A321 da Latam (PT-XPO) e um Embraer EMB-110 Bandeirante da FAB (FAB-2319) foi registrado no último dia 7 de maio, no aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos), quando as aeronaves perderam separação horizontal na aproximação final, resultando num conflito de tráfego aéreo. A situação também foi registrada pela câmera do canal SBGR Live do Youtube.

O relatório do caso, que foi protocolado no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que durante a aproximação final a separação regulamentar entre as aeronaves ficou reduzida devido às performances dos equipamentos.

Muito mais lento do que o Airbus, a aeronave da FAB pousou antes, mas permaneceu muito tempo na pista 09R, fazendo com que o controlador de tráfego aéreo da Torre de Guarulhos revogasse a autorização de pousopara o voo LA-3245 da Latam, que chegava de Belém do Pará com sete tripulantes e 172 passageiros.

Na gravação do rádio, disponível abaixo, é possível ouvir o momento em que o controlador ordena a arremetida, uma instrução que é dada em casos de conflito de tráfego, já que duas aeronaves não podem ocupar a mesma pista na decolagem ou pouso, na operação regular de um aeroporto comercial.

Image-22051509-768x507-copiar-1 Video:Airbus da Latam não consegue arremeter e pousa com outro avião na pista em Guarulhos
Captura do FR24 mostra proximidade das aeronaves na APP final
Apesar da ordem da torre para arremeter, o voo da Latam prosseguiu na aterrissagem, tendo o piloto informado, posteriormente, que já estava tocando a pista e não teria mais como subir novamente. O controlador, então, comenta que a ordem fora dada por precaução, pois o Bandeirante havia acabado de liberar a pista quando o Airbus estava tocando.

Como resultado, a situação resultou no reporte do caso ao CENIPA, que foi registrado como Incidente de Incursão de Pista.

Capturada em vídeo
A câmera do canal SBGR Live do Youtube capturou o momento do conflito, como pode ser visto abaixo.

Às 20h27 – é possível ver o Bandeirante da FAB pousando, no canto inferior direito da tela. No minuto seguinte, a aeronave desacelera, mas ainda não libera a pista para o pouso do Airbus que vem atrás.

Às 20h28 – o Airbus da Latam, que já tinha autorização de pouso, aparece na tela, enquanto o Bandeirante ainda está na pista. O controlador da Torre percebe o conflito e ordena “Latam 3245, arremeta”, mas o piloto prossegue com o pouso.

Às 20h29 – o piloto da Latam fala que não conseguiria arremeter, pois já estava tocando na pista. O controlador confirma que deu a ordem de arremetida, mas que teria sido por precaução, pois o Bandeirante estava liberando a pista.

O vídeo do momento do incidente pode ser verificado abaixo (esperar pelo carregamento).
hqdefault Video:Airbus da Latam não consegue arremeter e pousa com outro avião na pista em Guarulhos



Posicionamento da LATAM:

“A LATAM Airlines Brasil informa que a ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes e esclarece que está colaborando proativamente com essas apurações. A companhia reitera que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais.“ fonte : aeroin

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem