SONO: Quantas horas você precisa dormir?

SONO: Quantas horas você precisa dormir?

Dormir a quantidade de horas necessárias é fundamental. Neste episódio, o Dr. George do lago, dará mais detalhes sobre o assunto

Porto Velho, RO - O número de horas de sono é necessidade individual. Ou seja: cada pessoa apresenta um perfil que precisa ser conhecido para então ser praticado durante a noite. Dormir varia em diversas situações. Uma mesma pessoa não vai dormir igual durante toda a vida: crianças tem necessidades diferentes do adulto e do idoso, por exemplo. E por que somos orientados a dormir 8h por noite?

A resposta é bem simples: a grande maioria da população se encaixa nesse perfil e necessita dessa quantidade de horas para executar bem as funções do corpo e ter disposição para as atividades diurnas. Porém, há quem precise de menos de 6h30 de sono diárias e a estas pessoas chamamos de dormidoras curtas. No outro extremo, há quem precise de 9h ou mais de sono, que são as chamadas de dormidoras longas.

O grande problema de padronizar o tempo dormindo é ignorar os casos que são diferentes da maioria. Com isso, o dormidor curto tem expectativa de mais horas de sono do que realmente precisa, gerando ansiedade enquanto está na cama. Já os dormidores longos podem sempre dever horas de sono quando se comparam com a população geral. Conhecer o próprio padrão de sono é fundamental para respeitar um ritmo do próprio corpo. A pessoa que não dorme suficiente apresenta cansaço, irritabilidade, dificuldade de atenção e memória no dia seguinte, aumentando risco de acidentes de trabalho e trânsito, pior performance nos estudos e na execução de tarefas que exigem concentração.

Como saber então quantas horas de sono eu preciso? O ideal é sempre conversar com seu médico para uma avaliação mais ampla e orientação precisa para o seu caso. De forma simples, se você nos fins de semana dorme muito mais que durante a semana, iniciando o sono no horário habitual, há uma chance grande de você dormir menos do que precisa durante a semana. Infelizmente, dormir pouco é um dos principais problemas do sono atuais e com impactos negativos na saúde.

Dormir é uma necessidade fisiológica assim como comer ou beber água. Numa sociedade em que somos estimulados a produzir cada vez mais, dormir bem virou luxo. Conheça seu corpo e reavalie seus hábitos e prioridade. Sono de qualidade não pode ser negociado. Pense nisso!
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem