Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do IFRO Zona Norte recebe nota máxima na avaliação do MEC

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do IFRO Zona Norte recebe nota máxima na avaliação do MEC

Atualmente, o curso conta com 83 alunos, sendo que 39 estão em fase de elaboração de TCC

Porto Velho, RO - O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, alcançou a nota máxima na avaliação nacional. Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC), a avaliação ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2022, e foi realizada ao vivo, de forma remota, e por meio de diferentes metodologias, tais como a visualização de todos os setores físicos do campus e reuniões com todos os segmentos dos recursos humanos que compõem o curso.

Esta foi a primeira avaliação de reconhecimento realizada pelo INEP/MEC. O CST em Gestão Comercial do IFRO iniciou no segundo semestre de 2017, e teve sua primeira turma formando a partir do 2º semestre de 2019. Atualmente, o curso conta com 83 alunos, sendo que 39 estão em fase de elaboração de TCC para conclusão do curso ainda neste semestre. Ofertado na modalidade presencial, a carga horária é de 1.900 horas, distribuídas em quatro semestres.

“Visto que dentre os setores da economia no município de Porto Velho o terciário é o que mais se destaca, com participação de cerca de 45% no PIB municipal, a baixa qualificação profissional dos trabalhadores e gestores do comércio têm sido um problema grave em uma atividade econômica de tamanha importância”, analisa o Coordenador do CST em Gestão Comercial, Carlo Filipe E. Raimundo.

Para o Professor Carlo, o curso “vem para suprir essa necessidade da população com ensino superior de qualidade, professores altamente qualificados, excelente estrutura física e virtual (eletrônica) com foco nos microempreendedores individuais, nas micro e nas pequenas empresas. Dessa forma, buscamos o desenvolvimento do setor comercial para maior geração de emprego e renda, e assim contribuir para o desenvolvimento de nosso município”.

Comemoração


A Direção do Campus Porto Velho Zona Norte parabenizou a todos os servidores pela oferta de cursos de excelências na instituição: “fruto do trabalho de cada um de nós”, resumiu a Diretora-Geral, Ariádne Joseane Felix Quintela.

“Ter um curso superior avaliado com nota máxima pelo MEC é de uma grandeza imensa para toda a comunidade do Campus Porto Velho Zona Norte, servidores e servidoras que trabalham com dedicação e com alta qualificação profissional. Primeiro, porque somos uma Instituição Pública e isso significa que além de garantir gratuidade na oferta, garantimos também uma educação de muita qualidade. Segundo, porque somos da Região Norte, uma das regiões em que o índice de acesso ao ensino superior é significativamente baixo em relação às demais regiões do Brasil e os Institutos Federais têm contribuído de forma relevante para elevar esse acesso. O terceiro destaque que fazemos, é que possuímos um curso de excelência alinhado aos arranjos produtivos locais que forma cidadãos capacitados para atuar com as competências e habilidades que o mundo do trabalho requer, em outras palavras, o IFRO Campus Porto Velho Zona Norte também é referência na oferta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial”, declarou Ariádne.

A formação em Gestão Comercial do IFRO tem como proposta fundamental, por meio da capacitação profissional e da constante adequação de seu currículo aos novos rumos do mercado de trabalho, atender às necessidades atuais dos profissionais e das organizações. Para tanto, atua na formação do aprender a ser, do aprender a fazer, do aprender a conhecer e do aprender a viver juntos, tendo seu escopo focado no saber fazer, com concepção de aprendizagem ativa baseada no processo de produzir conhecimento e não apenas apropriar-se dele.

“A avaliação foi um processo relativamente misto, de apreensão e de satisfação. A apreensão se deu pela expectativa de sistematização de todos os documentos e itens necessários de acordo com o instrumental avaliativo do INEP/MEC. A satisfação foi verificar que a cada item que avançávamos nós íamos atendendo às exigências e isso ficou evidenciado no ato da avaliação”, conta o Diretor de Ensino do campus, Geraldo Castro Cotinguiba.

O docente explica todas as pessoas da unidade estiveram envolvidas na avaliação: “técnicos, docentes, alunos e terceirizados tiveram contribuições nesse processo. Na condição de Diretor de Ensino, fiquei responsável por apresentar os setores do campus e participar de reuniões, prestando informações a todo momento”.

Geraldo Cotinguiba completa dizendo que as “expectativas são as de fortalecer ainda mais nosso curso com o desenvolvimento de ações no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão, especialmente com o Laboratório de Gestão do nosso Centro de Inovação Tecnológica, que será em breve inaugurado. Fortalecer estágio e ações de desenvolvimento de tecnologias sociais, com metodologia de criação de projetos de intervenção na realidade social”.

Anualmente, são abertas 40 vagas no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, visando atender a pessoas que não possuem formação de nível superior ou que atuam na área da gestão empresarial e/ou comercial sem formação específica em sua área de atuação, além daqueles que têm interesse em atuar no comércio e almejam desenvolvimento em sua carreira profissional.

Fonte: Por ASCOM/IFRO
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem