Ucrânia denuncia Rússia por usar armas de fósforo

Ucrânia denuncia Rússia por usar armas de fósforo

Uma imagem de satélite disponibilizada pela Maxar Technologies mostra prédios em chamas, em Mariupol, Ucrânia. | Foto: EFE/EPA/MAXAR TECHNOLOGIES

Porto Velho, RO - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e outras autoridades do país voltaram a acusar a Rússia nesta quinta-feira (24) de utilizar bombas de fósforo. Esse tipo de substância é altamente tóxica e inflamável e pode provocar desde queimaduras graves até necroses.

"Durante a madrugada, os invasores bombardearam a região de Lugansk com mísseis e bombas de fósforo. Quatro pessoas morreram e os russos danificaram ou destruíram muitas casas", denunciou o chefe da administração regional de Lugansk, Sergey Gaidai, conforme citou a agência ucraniana Unian.

Ele ainda informou que outras seis cidades da região foram atingidas. "Os russos não conseguem penetrar com profundidade e começaram a usar armas pesadas, lançando bombas de fósforo. Infelizmente, o número de vítimas pode ser muito maior", acrescentou Gaidai.

A substância é limitada por uma convenção internacional de 1980 assinada por vários países, inclusive pela Rússia. O uso contra populações civis ou militares dentro de área civil é proibido. Na quarta-feira (23), a Ucrânia já havia denunciado o uso de bombas de fósforo branco em Irpin e Gostomel, próximas à capital Kiev.

Fonte: Por Gazeta do Povo
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem